Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 157 Projeto Rádio Escola em 2005



Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal e colorida, na diagonal da esquerda para a direita, de um grupo de pessoas em um estúdio de gravação. Sete pessoas estão ao redor de uma mesa. Todas têm pele branca. Uma mulher está de costas, sentada em uma cadeira na ponta da mesa. Ela tem cabelos avermelhados, lisos e compridos. Veste blusa e calça jeans azul claro. Todas as outras pessoas ao redor da mesa estão sentadas em cadeiras azuis estofadas. À esquerda na mesa, uma mulher em pé e levemente abaixada, tem cabelos loiros ondulados e presos, veste casaco de moletom branco, calça jeans azul claro, e um brinco comprido, ao lado, uma mulher, de cabelos loiros e cacheados, veste blusa marrom com detalhes xadrez. Outra mulher, de cabelos pretos curtos, com blusa preta. Um homem calvo, veste camisa cinza e usa óculos de grau com armação metálica e está com as mãos entrelaçadas sobre a mesa. No lado direito da mesa, uma mulher de cabelos castanhos curtos, veste uma camisa rosa de mangas compridas, e está com a mão direita sobre a mesa. Ao lado, um homem de cabelos castanhos curtos. Veste uma camisa branca de mangas curtas, usa um relógio no pulso esquerdo. A mesa é branca, retangular, comprida e está encostada em uma parede ao fundo. Sobre a mesa um microfone em um pedestal, voltado para a mulher na ponta da mesa, papéis com anotações, fios do microfone, uma jarra bege, copos descartáveis, e um livro com capa roxa. A parede ao fundo é branca, com concavidades para isolamento acústico. À esquerda na parede, uma porta amarela aberta. Acima da mesa, uma janela horizontal de vidro, com uma placa branca na parte inferior com "no ar" escrito em letras vermelhas. Pela janela, vê-se uma mulher e um homem em outra sala. A mulher está em pé, enquadrada dos joelhos para cima e de frente. Ela tem cabelos pretos, curtos e lisos. Veste blazer preto e calça cinza e segura um copo branco com uma das mãos. O homem, está de costas e sentado. Tem cabelos curtos, castanhos escuros. Está voltado para uma mesa de som branca, com vários botões, um suporte de microfone e alguns papéis, à esquerda da mesa de som, uma estante de madeira. Ao fundo, uma parede branca, com concavidades para isolamento acústico. O chão é de madeira. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

O Projeto Rádio Escola foi criado em 1994 pelos professores de Comunicação Social Paulo Roberto Araújo e Ada Machado da Silveira e pela jornalista e então Diretora da Rádio Universidade 800 AM Áurea Evelise Fonseca. Estabelecido entre a Rádio e a Facos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) levava ao ar diversos programas produzidos e apresentados por alunos – a partir do 6º semestre, da disciplina de Radiojornalismo, como Rádio Ativo, Na Boca do Monte, Palavra Falada. Através deles várias gerações de jornalistas aprenderam a atuar no radiojornalismo e trouxeram debates com temas de grande relevância para a comunidade. Em 2005 o Programa Rádio Ativo comemorou 10 anos (iniciou sua primeira edição em 1995). Neste mesmo ano estreou no projeto um novo programa de entrevista, Um pra Cá, Quatro Pra Lá, com o seguinte formato: quatro entrevistadores e um entrevistado, como se fosse uma entrevista coletiva.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.2005.CD28.0031.

Texto: Lidiane Castagna Gonçalves, acadêmica do 5º semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal e colorida, na diagonal da esquerda para a direita,  de um grupo de pessoas em um estúdio de gravação. Sete pessoas estão ao redor de uma mesa. Todas têm pele branca. Uma mulher está de costas, sentada em uma cadeira na ponta da mesa. Ela tem cabelos avermelhados, lisos e compridos. Veste blusa e calça jeans azul claro. Todas as outras pessoas ao redor da mesa estão sentadas em cadeiras azuis estofadas. À esquerda na mesa, uma mulher em pé e levemente abaixada, tem cabelos loiros ondulados e presos, veste casaco de moletom branco, calça jeans azul claro, e um brinco comprido, ao lado, uma mulher, de cabelos loiros e cacheados, veste blusa marrom com detalhes xadrez. Outra mulher, de cabelos pretos  curtos, com blusa preta. Um homem calvo, veste camisa cinza e usa óculos de grau com armação metálica e está com as mãos entrelaçadas sobre a mesa. No lado direito da mesa, uma mulher de cabelos castanhos curtos, veste uma camisa rosa de mangas compridas, e está com a mão direita sobre a mesa. Ao lado, um homem de cabelos castanhos curtos. Veste uma camisa branca de mangas curtas, usa um relógio no pulso esquerdo. A mesa é branca, retangular, comprida e está encostada em uma parede ao fundo. Sobre a mesa um microfone em um pedestal, voltado para a mulher na ponta da mesa, papéis com anotações, fios do microfone, uma jarra bege, copos descartáveis, e um livro com capa roxa. A parede ao fundo é branca, com concavidades para isolamento acústico. À esquerda na parede, uma porta amarela aberta. Acima da mesa, uma janela horizontal de vidro, com uma placa branca na parte inferior com “no ar” escrito em letras vermelhas. Pela janela, vê-se uma mulher e um homem em outra sala. A mulher está em pé, enquadrada dos joelhos para cima e de frente. Ela tem cabelos pretos, curtos e lisos. Veste blazer preto e calça cinza e segura um copo branco com uma das mãos. O homem, está de costas e sentado. Tem cabelos curtos, castanhos escuros. Está voltado para uma mesa de som branca, com vários botões, um suporte de microfone e alguns papéis, à esquerda da mesa de som, uma estante de madeira. Ao fundo, uma parede  branca, com concavidades para isolamento acústico. O chão é de madeira. 

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1162

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes