Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 158 O Diretório Central dos Estudantes da UFSM em 1972



Audiodescrição da Imagem: Montagem horizontal com duas fotografias quadradas em preto e branco. Na primeira fotografia, à esquerda da imagem é escurecida e vê-se a silhueta de um homem sentado em uma cadeira atrás de uma pequena mesa, ambas de madeira escura. Ao centro e ao fundo da imagem, o encontro de duas paredes claras. Na parede da esquerda, atrás do homem, uma porta clara. Quadros retangulares com molduras largas e claras e quadrados escuros ao centro estão nas paredes, três na parede esquerda e sete na parede direita. O teto é claro, com lustre metálico em forma de globo ao centro. Próximo ao teto, rodaforros claros com um traço escuro. O chão é quadriculado mesclado em tons claros e escuros. Na imagem da direita, grupos de mesas e cadeiras em um salão. Dois grupos de mesas claras e cadeiras escuras estão à esquerda da imagem, um à frente e outro ao fundo. No grupo da frente, seis mesas e quatorze cadeiras. Na lateral esquerda, uma parede com uma pintura abstrata e com uma janela ao fundo. Próximas à esta parede, treze bandeiras em pedestais. Ao fundo, uma parede escura. Sobre os grupos de mesas e cadeiras o teto é claro com luminárias embutidas. à direita das mesas, o teto é mais elevado e escuro. O chão é de parquets claros e escuros, dispostos em zigue-zague. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultor: Fernanda Taschetto

O Diretório Central dos Estudantes é uma das principais entidades de representação estudantil do país. Antigamente localizado no térreo da Casa do Estudante I, o DCE da UFSM era estruturado em Conselhos Executivos e Deliberativos e suas respectivas secretarias, também abrangia 10 diretórios setoriais compostos por 33 cursos e duas faculdades. Ao longo da década de 70, inaugurou a Galeria de Arte Iberê Camargo e a Boate do DCE, tradicional espaço noturno da cidade, além de oferecer assistência médica–odontológica gratuita e inúmeros convênios com laboratórios e médicos especialistas. Em 1986, em um ato contra a política do país, promoveu a exibição do filme Je Vous Salue Marie proibido pela censura federal e que reuniu cerca de 500 expectadores. Também era responsável pela recepção dos calouros e a programação incluía jogos, bailes, concursos de beleza e promoções artísticas.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1972.267.004 e 1972.267.010

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da Imagem: Montagem horizontal com duas fotografias quadradas em preto e branco. Na primeira fotografia, à esquerda da imagem é escurecida e vê-se a silhueta de um homem sentado em uma cadeira atrás de uma pequena mesa, ambas de madeira escura. Ao centro e ao fundo da imagem, o encontro de duas paredes claras. Na parede da esquerda, atrás do homem, uma porta clara. Quadros retangulares com molduras largas e claras e quadrados escuros ao centro estão nas paredes, três na parede esquerda e sete na parede direita. O teto é claro, com lustre metálico em forma de globo ao centro. Próximo ao teto, rodaforros claros com um traço escuro. O chão é quadriculado mesclado em tons claros e escuros. Na imagem da direita, grupos de mesas e cadeiras em um salão. Dois grupos de mesas claras e cadeiras escuras estão à esquerda da imagem, um à frente e outro ao fundo. No grupo da frente, seis mesas e quatorze cadeiras. Na lateral esquerda, uma parede com uma pintura abstrata e com uma janela ao fundo. Próximas à esta parede, treze bandeiras em pedestais. Ao fundo, uma parede escura. Sobre os grupos de mesas e cadeiras o teto é  claro com luminárias embutidas. à direita das mesas, o teto é mais elevado e escuro. O chão é de parquets claros e escuros, dispostos em zigue-zague.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultor: Fernanda Taschetto

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1163

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes