Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 159 Palestra Promovida pela Atens em 1992

Audiodescrição da Imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de três homens sentados atrás de uma mesa retangular, em um ambiente fechado. Em ângulo enviesado da esquerda para a direita, os homens estão um ao lado do outro, com enquadramento frontal-direito, da cintura para cima, e todos têm a pele clara e o cabelo escuro. O homem da esquerda usa óculos de grau com armação escura, tem bigode escuro e cabelo penteado para trás; veste casaco escuro, sueter de tom acinzentado e camisa clara com gravata escura. Ele segura entre as mãos uma folha de papel escrita, tendo mais delas a frente, deitadas sobre a mesa. Um suporte de metal com microfone, à frente, e uma pasta de couro escuro, à esquerda, também estão sobre a mesa. O homem ao centro usa óculos de grau com armação metálica, bigode escuro e cabelo penteado para trás; veste casaco acinzentado, camisa clara e gravata escura. Ele tem as mãos uma sobre a outra, em cima de um livro, e um microfone em suporte de metal a sua frente, também sobre a mesa. E o homem à direita é jovem, veste um blusão escuro e tem as mãos em cima da mesa; seu rosto está parcialmente oculto pelo segundo microfone sobre a mesa. A mesa é de madeira escura, retangular, com aproximadamente 3 metros de comprimento. Às costas dos homens, uma parede clara, com uma janela vertical escura cuja persiana está quase toda erguida, mas nada se vê para fora. À direita, outra parede, também clara, com uma abertura quadrada semelhante a uma janela.

Em julho de 1992 o então Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul Nélson Jobim, palestrou sobre isonomia salarial em Santa Maria. A palestra foi promovida pela Associação dos Técnicos de Nível Superior da Universidade Federal de Santa Maria (ATENS).  A associação foi fundada em 1988, com a finalidade de promover a integração, valorização e dignificação e o desenvolvimento sociocultural dos técnicos de nível superior da UFSM e em 2013 transformou-se em Seção Sindical, fortificando o objetivo de defender os interesses da classe. Natural da cidade de Santa Maria-RS, Nélson Azevedo Jobim, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, foi professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 1973 a 1995, quando transferiu-se para a Universidade de Brasília (UNB).

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1992.084.003.

Texto: Hélvio Spode da Silva, acadêmico do 3°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da Imagem:  Fotografia horizontal em preto e branco de três homens sentados atrás de uma mesa retangular, em um ambiente fechado. Em ângulo enviesado da esquerda para a direita, os homens estão um ao lado do outro, com enquadramento frontal-direito, da cintura para cima, e todos têm a pele clara e o cabelo escuro. O homem da esquerda usa óculos de grau com armação escura, tem bigode escuro e cabelo penteado para trás; veste casaco escuro, sueter de tom acinzentado e camisa clara com gravata escura. Ele segura entre as mãos uma folha de papel escrita, tendo mais delas a frente, deitadas sobre a mesa. Um suporte de metal com microfone, à frente, e uma pasta de couro escuro, à esquerda,
escura. Ele tem as mãos uma sobre a outra, em cima de um livro, e um microfone em suporte de metal a sua frente, também  sobre a mesa. E o homem à direita é jovem, veste um blusão escuro e tem as mãos em cima da mesa; seu rosto está parcialmente oculto pelo segundo microfone sobre a mesa.  A mesa  é de madeira escura, retangular, com aproximadamente 3 metros de comprimento. Às costas dos homens, uma parede clara, com uma janela vertical

Audiodescritora Roteirista: Bernardete de Lourdes Rocha;
 Audiodescritor Consultor: Cristian Evandro Sehnem.

Artigo em Libras