Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 163 Estande do CCR na Feisma em 1980



Audiodescrição da imagem: Fotografia, em preto e branco, na horizontal, de um estande de uma feira de Ciências, em ambiente interno. Exposição sobre tecnologia em um espaço em que uma pessoa, de perfil esquerdo, apresenta para outras duas pessoas, uma delas também de perfil esquerdo e a outra de costas, um equipamento. À esquerda do estande, sobre uma mesa escura, está um grande aparelho que lembra um fogão retangular suportado por dois pedaços de madeira, também retangulares. O parelho é feito por tubos de ensaio ligados a fios e canos transparentes. Ainda nesta mesa, outro aparelho maior, também do mesmo modelo que o anterior, porém, com tubos de ensaio mais compridos. As pessoas paradas em frente à mesa, têm pele clara, cabelo curto e escuro. Uma delas é um homem e está de costas com os braços cruzados na parte posterior do corpo e nas mãos traz um objeto. Ele deve ter aproximadamente 1,70 de altura, ombros um pouco largos; veste blusão e calça social escuros. Do seu lado direito, uma pessoa, de perfil esquerdo, cabelo mais curto e crespo, com cerca de 1,60 de altura, veste um blusão claro com listras horizontais escuras, está atrás de uma mesa escura, e, ao seu lado, aparece parte do corpo de outra pessoa de roupa clara. Sobre a mesinha, no centro da imagem, uma pirâmide feita de copos plásticos. À esquerda da imagem, alguns frascos de vidro, papéis e uma máquina estão sobre um balcão laminado. No fundo do estande, painel amadeirado com algumas fotografias fixadas e uma cadeira escura. As paredes do espaço são claras, no lado esquerdo, um pequeno cartaz na horizontal, e no lado direito, no canto superior da imagem, parte de uma lâmpada; mais à frente, na parte superior, quase no teto do estande, placa retangular na vertical com o brasão da UFSM e sobre a fachada de identificação do espaço, uma faixa retangular com os dizeres: “Centro de Ciências Rurais/ Departamento de Ciência e tecnologia dos alimentos”. Também ao fundo, janelas basculantes verticais. Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta Audiodescritora Consultora: Rúbia Steffens

A Multi Feira de Santa Maria (FEISMA) teve a sua primeira edição em 1978, surgindo de uma iniciativa do Clube dos Diretores de Indústrias de Santa Maria, sendo inicialmente chamada de Mostra Industrial de Santa Maria (Motrisma). O objetivo era expor as empresas da cidade e região e contou com a participação de 40 empresas industriais do município com visitação de mais de vinte mil pessoas. Em 1980 ocorreu a segunda edição que foi ainda maior que a primeira, já contando com o apoio da Câmara de Comercio e Indústria de Santa Maria (CACISM) e colaboração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o que contribuiu para que o número de expositores chegasse a uma centena. O Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM participou com um estande, sendo apoiado pelas Indústrias Berleze.

Fotógrafo: Antônio Chiapinotto. Arquivo Fotográfico UFSM.1980.322.004.

Texto: Hélvio Spode da Silva, acadêmico do 4°semestre do Curso de arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia, em preto e branco, na horizontal, de um estande de uma feira de Ciências, em ambiente interno. Exposição sobre tecnologia em um espaço em que uma pessoa, de perfil esquerdo, apresenta para outras duas pessoas, uma delas também de perfil esquerdo e a outra de costas, um equipamento. À esquerda do estande, sobre uma mesa escura, está um grande aparelho que lembra um fogão retangular suportado por dois pedaços de madeira, também retangulares. O parelho é feito por tubos de ensaio ligados a fios e canos transparentes. Ainda nesta mesa, outro aparelho maior, também do mesmo modelo que o anterior, porém, com tubos de ensaio mais compridos. As pessoas paradas em frente à mesa,  têm pele clara, cabelo curto e escuro. Uma delas é um homem e está de costas com os braços cruzados na parte posterior do corpo e nas mãos traz um objeto. Ele deve ter aproximadamente 1,70 de altura, ombros um pouco largos; veste blusão e calça social escuros. Do seu lado direito, uma pessoa, de perfil esquerdo, cabelo mais curto e crespo, com cerca de 1,60 de altura, veste um blusão claro com listras horizontais escuras, está atrás de uma mesa escura, e, ao seu lado, aparece parte do corpo de outra pessoa de roupa clara. Sobre a mesinha, no centro da imagem, uma pirâmide feita de copos plásticos. À esquerda da imagem, alguns frascos de vidro, papéis e uma máquina estão sobre um balcão laminado. No fundo do estande, painel amadeirado com algumas  fotografias fixadas e uma cadeira escura. As paredes do espaço são claras, no lado esquerdo, um pequeno cartaz na horizontal, e no lado direito, no canto superior da imagem, parte de uma lâmpada; mais à frente, na parte superior, quase no teto do estande, placa retangular na vertical com o brasão da UFSM e sobre a fachada de identificação do espaço, uma faixa retangular com os dizeres: “Centro de Ciências Rurais/ Departamento de Ciência e tecnologia dos alimentos”. Também ao fundo, janelas basculantes verticais.    

 

Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta

Audiodescritora Consultora: Rúbia Steffens

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1169

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes