Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 164 Ações Pedagógicas do Peies em 1997

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal e colorida, de um homem defronte a um pequeno público, que se localiza abancado em cadeiras de madeira, em um recinto interno. À esquerda, o homem, de perfil direito, em pé, enquadrado dos joelhos para cima. Ele tem altura mediana, aproximadamente 40 anos de idade, corpo robusto e pele branca; Tem a expressão neutra, como a de alguém que explica um determinado assunto, e o cabelo curto, liso e escuro, com entrada de calvície; veste uma camisa branca de manga curta e calça azul escuro. Outrossim, ele tem o antebraço levemente erguido à frente, com a mão aberta, gesticulando. À direita da imagem, o pequeno público, com cerca de 10 pessoas, sentadas em cadeiras de madeira com braço. A maior parte das pessoas tem pele branca, cabelo curto, ondulado e escuro, e olham para o homem. Entre o homem e o público, ambos no mesmo nível de chão, há 3 cadeiras vazias; Essas estão posicionadas de costas para o homem, na primeira fileira da plateia , tendo na parte superior de uma delas, uma pasta escolar, vermelha. Ao fundo, uma parede branca, que possui em sua parte superior janelas do modelo projetante.

Criado em 1995, o Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES) era uma modalidade alternativa de vestibular, seriada, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Considerado uma proposta inovadora, tinha por objetivo orientar, integrar, selecionar e classificar alunos-candidatos oriundos de escolas participantes do programa, inscritos para preencher 20% das vagas dos cursos de graduação. Objetivando fortalecer a educação, o programa desenvolvia ações de qualificação, integração e seleção. As ações de qualificação se dirigiam ao processo de ensino-aprendizagem. Em 1997 foi promovida a 2ª edição do Programa de Ações Pedagógicas do PEIES, com a finalidade de orientar professores e contribuir com a comunidade escolar, promovendo a cidadania.  Em 2014 o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou a adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de seleção para ingresso na universidade e o PEIES foi oficialmente extinto dois anos depois.

Fotógrafo: Rosane Amadori. Arquivo Fotográfico UFSM.1997.073.002.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal e colorida, de um homem  defronte a um pequeno público, que se localiza abancado em cadeiras de madeira, em um recinto interno. À esquerda, o homem, de perfil direito, em pé, enquadrado dos joelhos para cima. Ele tem altura mediana, aproximadamente 40 anos de idade, corpo robusto e pele branca; Tem a expressão neutra, como a de alguém que explica um determinado assunto, e o cabelo curto, liso e escuro, com entrada de calvície; veste uma camisa branca de manga curta  e calça azul escuro. Outrossim, ele tem o antebraço levemente erguido à frente, com a mão aberta, gesticulando. À direita da imagem, o pequeno público, com cerca de 10 pessoas, sentadas em cadeiras de madeira com braço. A maior parte das pessoas tem pele branca, cabelo curto, ondulado e escuro, e olham para o homem. Entre o homem e o público, ambos no mesmo nível de chão, há 3 cadeiras vazias; Essas estão posicionadas de costas para o homem, na primeira fileira da plateia , tendo na parte superior de  uma delas, uma pasta escolar, vermelha. Ao fundo, uma parede branca, que possui em sua parte superior janelas do modelo projetante.

Audiodescritora Roteirista: Vitória Rodrigues.

Audiodescritor Consultor: Cristian Sehnem.

Artigo em Libras