Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 170 Simpósio de Saude Mental Comunitária em 1989



Fotografia, horizontal em preto e branco. Ambiente interno, com uma mesa retangular e comprida com 9 pessoas sentadas atrás dela. A esquerda, em um palco, as 9 pessoas, sendo sete homens e duas mulheres. A maioria dos homens tem cabelo curto, volumoso e escuro, pele clara, vestem terno e camisas claras, gravatas escuras, e alguns têm bigode. As mulheres, uma em cada extremidade da mesa, têm cabelo comprido, crespo e escuro, pele clara, vestem blusas claras de manga comprida. A frente deles, uma mesa retangular com toalha clara, que possui ao centro um arranjo de flores claras com folhas escuras, e dois microfones ocupando o restante da mesa. Na lateral esquerda do palco, há uma mesa de madeira com dois auto falantes escuros. Em primeiro plano, uma plateia sentada de costas para a imagem e de frente para a mesa com as nove pessoas. São cerca de 70 pessoas, a maioria com cabelo comprido, crespo e escuro; estão sentadas em cadeiras claras e vestem roupas claras. À frente da plateia, ao nível mais baixo, dois homens em pé, um ao centro e outro na lateral esquerda. Eles têm pele clara, cabelo curto, escuro. O homem da lateral está levemente inclinado para a frente e meche em um aparelho de projeção. Nas laterais da plateia, duas luminárias de pedestal de metal, uma em cada canto junto ao palco. Atrás das pessoas sobre o palco, um mastro com 5 bandeiras, cujas representações não é possível identificar. Já na parede, uma faixa horizontal e clara com a escrita, no centro, em letras escuras: “BEM-VINDOS, AO 1° SIMPÓSIO INTERNACIONAL, DE SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA” . Na lateral direita da parede “DEPTO. DE PSICOLOGIA UFSM”. Nos encontros das paredes do palco com as laterais, cortinas escuras e compridas até o chão. As paredes laterais são claras e lisas, tendo na da esquerda um quadro de arte de moldura escura e fundo escuro, enquanto na da direita, dois quadros também de moldura escura e fundo claro. O teto é claro com luminárias redondas, uma ao lado da outra, em horizontal. O chão é claro com linhas escuras formando losangos escuros.

Em novembro de 1989 foi realizado o 1° Simpósio Internacional de Saúde Mental Comunitária – SISMEC em Santa Maria, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria e Sindicato dos Psicólogos do RS. Os países que participaram foram Brasil, Argentina e Uruguai. No primeiro dia foi proferida a conferência A Situação da América Latina e Repercussões Psicossociais, e o painel As Políticas de Saúde Mental no Brasil, Argentina e Uruguai. Os objetivos do simpósio eram aprofundar o debate sobre os problemas teóricos e metodológicos da saúde mental comunitária, bem como sua vinculação com os problemas sociais, políticos e econômicos; e debater o perfil profissional e a formação do Agente de Saúde Mental para atuação em comunidade. Contou com a participação especial de Angel Vicente Galli, psicanalista e diretor nacional de saúde mental do Ministério da Saúde da Argentina.

Fotógrafo: Vitor Hugo Araújo. Arquivo Fotográfico UFSM.1989.093.006.

Texto: Ana Carolina Souza de Almeida, acadêmica do 6°semestre do Curso de Desenho Industrial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal em preto e branco. Ambiente interno, com uma mesa retangular e comprida com 9 pessoas sentadas atrás dela. A esquerda, em um palco, as 9 pessoas, sendo sete homens e duas mulheres. A maioria dos homens tem cabelo curto, volumoso e escuro, pele clara, vestem terno e camisas claras, gravatas escuras, e alguns têm bigode. As mulheres, uma em cada extremidade da mesa, têm cabelo comprido, crespo e escuro, pele clara, vestem blusas claras de manga comprida. A frente deles, uma mesa retangular com toalha clara, que possui ao centro um arranjo de flores claras com folhas escuras, e dois microfones ocupando o restante da mesa. Na lateral esquerda do palco, há uma mesa de madeira com dois auto falantes escuros. Em primeiro plano, uma plateia sentada de costas para a imagem e de frente para a mesa com as nove pessoas. São cerca de 70 pessoas, a maioria com cabelo comprido, crespo e escuro; estão sentadas em cadeiras claras e vestem roupas claras. À frente da plateia, ao nível mais baixo, dois homens em pé, um ao centro e outro na lateral esquerda. Eles têm pele clara, cabelo curto, escuro. O homem da lateral está levemente inclinado para a frente e meche em um aparelho de projeção. Nas laterais da plateia, duas luminárias de pedestal de metal, uma em cada canto junto ao palco. Atrás das pessoas sobre o palco, um mastro com 5 bandeiras, cujas representações não é possível identificar. Já na parede, uma faixa horizontal e clara com a escrita, no centro, em letras escuras: “BEM-VINDOS, AO 1° SIMPÓSIO INTERNACIONAL, DE SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA” . Na lateral direita da parede “DEPTO. DE PSICOLOGIA UFSM”. Nos encontros das paredes do palco com as laterais, cortinas escuras e compridas até o chão. As paredes laterais são claras e lisas, tendo na da esquerda um quadro de arte de moldura escura e fundo escuro, enquanto na da direita, dois quadros também de moldura escura e fundo claro. O teto é claro com luminárias redondas, uma ao lado da outra, em horizontal. O chão é claro com linhas escuras formando losangos escuros.

Audiodescritora Roteirista: Vitória Rodrigues;

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1176

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes