Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 172 Convênio Sobre Educação Pré-Escolar em 1981



Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco, enquadrada em diagonal da esquerda para a direita, de quatro pessoas sentadas em sofás. As pessoas, duas mulheres e dois homens, têm faixa etária de trinta a quarenta anos, pele clara e cabelos escuros. Estão sentados em sofás escuros, um de três lugares e o outro apenas de um lugar, posicionados perpendicularmente entre si. No sofá maior, à esquerda, está um dos homens e as duas mulheres. No outro sofá menor, o outro homem. As mulheres vestem vestidos na altura dos joelhos e sandálias de salto alto. Os homens, vestem camisa claras, calças e sapatos escuros. O homem à esquerda do sofá maior, está inclinado para frente, com os cotovelos apoiados nos joelhos e as mãos entrelaçadas. A mulher ao lado dele, está de vestido claro de mangas curtas e um blazer claro sobre os ombros. Os cabelos estão presos em um coque e segura uma pasta apoiada sobre as pernas. A outra mulher, está de vestido escuro, estampado com folhagens claras, de mangas compridas. O cabelo está solto, enfeitado com uma presilha. O homem sentado no sofá de um lugar, está com o corpo inclinado em direção às outras pessoas e tem as pernas cruzadas. À esquerda do sofá menor, um abajur claro sobre uma mesinha. Em frente aos sofás uma mesa clara, pequena e baixa, de tampo quadrado, com um ramo de folhagens em um vaso e um livro sobre ela. Atrás do sofá maior, parte de uma mesa com tampo quadrado, com cadeiras escuras. Atrás do sofá menor, uma parede que ocupa o fundo da imagem. A parte esquerda desta parede é clara, com um lustre escuro fixado e próxima à ela, um mural de avisos. A parte direita da parede é amadeirada, escura e vê-se somente a ponta da moldura clara de um quadro. Ao fundo e à esquerda, o encontro desta parede com outra, coberta por uma cortina longa e clara. O chão é acarpetado e escuro. Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto e Rubia Steffens

Em 1981 a Secretaria de Ensino de 1° e 2° Graus do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Universidade Federal de Santa Maria assinaram um convenio para melhorias na educação pré-escolar no Estado do Rio Grande do Sul.  A universidade e o MEC participaram juntos de estudos para a habilitação em educação pré-escolar em nível de graduação. Em função desse acontecimento a representante da Organização Mundial para a Educação (OMEP) Alda Cardoso Kremer esteve em visita ao gabinete do reitor da UFSM, Armando Valandro. Alda dentre muitas outras atividades, foi em 1968 a coordenadora da Comissão de Estudo do Livro de Material Didático do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais e em 1972 foi a primeira presidente da Associação dos Técnicos em Educação do Rio Grande do Sul (ATERGS). Além disso, recebeu do governo brasileiro a Medalha do Mérito Santos Dumont e a medalha do Pacificador pelo seu trabalho como educadora.

Fotógrafo: Antonio Chiapinotto. Arquivo Fotográfico UFSM.1981.393.001.

Texto: Hélvio Spode da Silva, acadêmico do 04°semestre do Curso de Arquivologia da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco, enquadrada em diagonal da esquerda para a direita,  de quatro pessoas sentadas em sofás. As pessoas, duas mulheres e dois homens, têm faixa etária de trinta a quarenta anos, pele clara e cabelos escuros. Estão sentados em sofás escuros, um de três lugares e o outro apenas de um lugar, posicionados perpendicularmente entre si. No sofá maior, à esquerda, está um dos homens e as duas mulheres. No outro sofá menor, o outro homem. As mulheres vestem vestidos na altura dos joelhos e sandálias de salto alto. Os homens, vestem camisa claras, calças e sapatos escuros. O homem à esquerda do sofá maior, está inclinado para frente, com os cotovelos apoiados nos joelhos e as mãos entrelaçadas. A mulher ao lado dele, está de vestido claro de mangas curtas e um blazer claro sobre os ombros. Os cabelos estão presos em um coque e segura uma pasta apoiada sobre as pernas. A outra mulher, está de vestido escuro, estampado com folhagens claras, de mangas compridas. O cabelo está solto, enfeitado com uma presilha. O homem sentado no sofá de um lugar, está com o corpo inclinado em direção às outras pessoas e tem as pernas cruzadas. À esquerda do sofá menor, um abajur claro sobre uma mesinha. Em frente aos sofás uma mesa clara, pequena e baixa, de tampo quadrado, com um ramo de folhagens  em um vaso e um livro sobre ela. Atrás do sofá maior, parte de uma mesa com tampo quadrado, com cadeiras escuras. Atrás do sofá menor, uma parede que ocupa o fundo da imagem. A parte esquerda desta parede é clara, com um lustre escuro fixado e próxima à ela, um mural de avisos. A parte direita da parede é amadeirada, escura e vê-se somente a ponta da moldura clara de um quadro. Ao fundo e à esquerda, o encontro desta parede com outra, coberta por uma cortina longa e clara. O chão é acarpetado e escuro.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto e Rubia Steffens

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1178

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes