Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 179 1° Semana De Estudos Filosóficos em 1979



Audiodescrição da imagem: Montagem horizontal de duas fotografias horizontais em preto e branco, a da esquerda, seis pessoas, sentadas atrás de uma mesa; e a da direita um homem em pé, junto a uma mesa de frente para um público sentado. Na primeira imagem, tem cinco homens e uma mulher sentados da esquerda para à direita, um ao lado do outro com semblantes neutros; o primeiro homem tem faixa etária de 50 anos, pele escura, cabelo curto, levemente volumoso e escuro, usa óculos de grau, veste terno claro com gravata escura. O segundo homem tem faixa etária de 60 anos, pele clara, cabelo curto, liso e escuro, usa óculos, terno e gravata escuros. O terceiro homem tem faixa etária de 45 anos, pele clara, cabelo curto, crespo e escuro, e veste terno claro com gravata escura. O quarto homem têm cerca de 50 anos, pele escura, cabelo curto com entradas de calvície, liso e escuro, usa óculos de grau e veste terno com gravata escura. O quinto homem tem faixa etária de 45 anos, pele clara, cabelo curto, volumoso e escuro, e veste terno claro com gravata escura. A sexta é a mulher, com faixa etária de 45 anos, tem pele clara, cabelo comprido, liso e escuro, veste blusa escura e usa colar escuro. Sobre a mesa, na frente de cada pessoa, uma placa pequena, horizontal e clara, com a escrita ilegível. A frente deles, três mesas de madeira escura, uma ao lado da outra e sobre um tablado de carpete acinzentado. Cada mesa está com duas pessoas atrás, e a mesa do meio tem o tablado um pouco mais elevado. A parede do fundo é clara e lisa, com um crucifixo de madeira escura, com a imagem de Jesus. No canto inferior direito, a lateral de uma mesa de madeira clara. Chão de madeira laminada clara e teto claro. Na outra fotografia, um homem em pé a direita da imagem, de perfil esquerdo, enquadrado dos joelhos para cima, tem pele clara, cabelo curto, liso e escuro, e veste terno escuro. Tem a mão esquerda sobre uma mesa à frente. A mesa é de madeira escura, está sobre um tablado escuro, sobre a mesa uma pasta fechada e escura, sobre a pasta, folhas claras. Da esquerda ao centro da fotografia, cerca de 30 pessoas sentadas com semblante neutro olhando para o homem em pé. Eles têm faixa etária de 50 anos, pele clara, alguns usam óculos de grau, a maioria tem cabelo curto, volumoso e escuro. Os homens vestem camisas e calças claras, a maioria das mulheres, veste roupas escuras. Eles estão sentados em cadeiras de metal com estofado escuro, na primeira fileira, as duas primeiras cadeiras estão vazias. No canto inferior direito, a lateral de uma mesa de madeira escura. A parede da direita tem três janelas basculantes, entre as janelas cortinas claras. Teto claro com detalhes escuros na horizontal e vertical, formando compridos retângulos. Chão claro.

A primeira Semana de Estudos Filosóficos de Santa Maria foi instalada em outubro de 1979 no Edifício do Fórum em Santa Maria e tinha como objetivo facilitar a reflexão filosófica na Universidade. Interdisciplinaridade e filosofia, o programa do Círculo de Viena, Martin Heidegger e a questão da técnica, epistemologia da Biologia e a dimensão filosófica da dor foram alguns dos temas apresentados, além de painéis dedicados às áreas das Ciências Rurais, Tecnológicas e da Saúde. Nos referidos painéis participavam dois professores de Filosofia e dois professores das áreas envolvidas. O evento contou com a participação de professores de alta expressão filosófica de inúmeras universidades do país. Um cartão de prata foi oferecido ao Prof. Dr. Urbano Zilles, em homenagem aos quatro anos de docência no Curso de Pós-Graduação em Filosofia, em sessão solene do Conselho do Centro de Ciências Sociais de Humanas da Universidade Federal de Santa Maria.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1979.282.002 e 1979.282.003.

Texto: Kátia Moreira, acadêmica do Curso de Jornalismo da UFSM

Audiodescrição da imagem: Montagem horizontal de duas fotografias horizontais em preto e branco, a da esquerda, seis pessoas, sentadas atrás de uma mesa; e a da direita um homem em pé, junto a uma mesa de frente para um público sentado. Na primeira imagem, tem cinco homens e uma mulher sentados da esquerda para à direita, um ao lado do outro com semblantes neutros; o primeiro homem tem faixa etária de 50 anos, pele escura, cabelo curto, levemente volumoso e escuro, usa óculos de grau, veste terno claro com gravata escura. O segundo homem tem faixa etária de 60 anos, pele clara, cabelo curto, liso e escuro, usa óculos, terno e gravata escuros. O terceiro homem tem faixa etária de 45 anos, pele clara, cabelo curto, crespo e escuro, e veste terno claro com gravata escura. O quarto homem têm cerca de 50 anos, pele escura, cabelo curto com entradas de calvície, liso e escuro, usa óculos de grau e veste terno com gravata escura. O quinto homem tem faixa etária de 45 anos, pele clara, cabelo curto, volumoso e escuro, e veste terno claro com gravata escura. A sexta é a mulher, com faixa etária de 45 anos, tem pele clara, cabelo comprido, liso e escuro, veste blusa escura e usa colar escuro. Sobre a mesa, na frente de cada pessoa, uma placa pequena, horizontal e clara, com a escrita ilegível. A frente deles, três mesas de madeira escura, uma ao lado da outra e sobre um tablado de carpete acinzentado. Cada mesa está com duas pessoas atrás, e a mesa do meio tem o tablado um pouco mais elevado. A parede do fundo é clara e lisa, com um crucifixo de madeira escura, com a imagem de Jesus. No canto inferior direito, a lateral de uma mesa de madeira clara. Chão de madeira laminada clara e teto claro. Na outra fotografia, um homem em pé a direita da imagem, de perfil esquerdo, enquadrado dos joelhos para cima, tem pele clara, cabelo curto, liso e escuro, e veste terno escuro. Tem a mão esquerda sobre uma mesa à frente. A mesa é de madeira escura, está sobre um tablado escuro, sobre a mesa uma pasta fechada e escura, sobre a pasta, folhas claras. Da esquerda ao centro da fotografia, cerca de 30 pessoas sentadas com semblante neutro olhando para o homem em pé. Eles têm faixa etária de 50 anos, pele clara, alguns usam óculos de grau, a maioria tem cabelo curto, volumoso e escuro. Os homens vestem camisas e calças claras, a maioria das mulheres, veste roupas escuras. Eles estão sentados em cadeiras de metal com estofado escuro, na primeira fileira, as duas primeiras cadeiras estão vazias. No canto inferior direito, a lateral de uma mesa de madeira escura. A parede da direita tem três janelas basculantes, entre as janelas cortinas claras. Teto claro com detalhes escuros na horizontal e vertical, formando compridos retângulos. Chão claro.

 

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes.

Audiodescritora consultora: Rúbia Steffens.

Artigo em Libras
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-1186

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes