Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 186 Televisão no Ensino de Cirurgia em 1963

Audiodescrição da imagem: Fotografia, horizontal, em preto e branco. Um quadro com desenho ilustrando uma sala de cirurgia. O quadro tem as bordas escuras, grossas, e uma listra clara mais fina em volta de todo o quadro. Os desenhos são feitos em tons claros e escuros. Na esquerda tem cinco pessoas vestindo trajes cirúrgicos: toucas, máscaras e roupão. Elas estão em volta de uma mesa cirúrgica; acima da mesa tem uma luminária redonda. Destacado por uma claridade maior ao centro da imagem, um homem sentado, está de frente para uma televisão. A direita da imagem, doze homens sentados em formação de um U de costas para a fotografia, assistindo a cirurgia na imagem projetada em um telão. O quadro está localizado em um ambiente interno , com paredes brancas.

A Faculdade de Medicina de Santa Maria foi o primeiro curso da América Latina a usar a TV no ensino da cirurgia. A televisão foi um dos meios de ensino usado no Departamento de Cirurgia: um circuito fechado de TV com uma câmara Vidicon-Philips, instalado em uma lâmpada Hannau de nove focos luminosos com dispositivo para embutir a câmara captadora. Em uma sala ao lado da sala cirúrgica estava o monitor. As imagens eram captadas e diretamente transmitidas por um cabo ao projetor da televisão Jumbo, que oferecia uma imagem ampliada do campo operatório numa tela de 1,50 x 1,30 cm. A sala de operações era interligada por meio de microfones com o anfiteatro, o que permitia ao cirurgião explicar o ato cirúrgico realizado ou responder às questões formuladas pelo alunos que assistiam às intervenções. As projeções eram realizadas duas vezes por semana. O desenho acima foi elaborado pelo desenhista técnico da UFSM, Joel Saldanha e publicado no livro USM: a Nova Universidade.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1963.001.001.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, Arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Vitória Rodrigues.

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens.

Artigo em Libras