Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 189 Diretor da Capes Visita Santa Maria em 1968

Audiodescrição da imagem: Fotografia vertical em preto e branco de três homens sentados em um sofá de couro.Todos têm pele clara e faixa etária entre sessenta e setenta anos. O primeiro homem, sentado à esquerda do sofá, tem cabelo escuro e um pouco ralo, veste terno e camisa claras, gravata, meias e sapato escuros, e usa óculos com armação escura. Está com o corpo levemente inclinado para à esquerda, o cotovelo apoiado no braço do sofá, os pés cruzados e olha para nós. O segundo homem sentado no meio é calvo, veste terno escuro, camisa clara, meias e sapatos escuros, traz as pernas cruzadas e a mão esquerda sobre uma delas, com expressão séria e olha para nós. O terceiro homem sentado à direita no sofá, tem cabelo escuro ralo, bigode raspado nas laterais e sobrancelhas grandes. Veste terno e gravata escuros, camisa clara e usa relógio no pulso direito. Está levemente voltado para o lado esquerdo, com o corpo inclinado mais para frente do sofá, e o olhar voltado para um caderno aberto que segura na mão esquerda. Em frente a eles, uma mesa baixa de tampo retangular e claro. Sobre a mesa, duas pequenas xícaras e um livro grosso, alguns jornais espalhados, uma cigarreira e uma estatueta de um brasão. À esquerda da imagem, no chão, um vaso em formato de triângulo invertido com uma planta, apoiado por um suporte metálico. Ao fundo, uma parede escura de aspecto amadeirado com um grande quadro pendurado. O quadro é uma pintura de três homens, enquadrados da cintura para cima. Aparentam ter sessenta a setenta anos, ambos de pele clara e bigodes raspados nas laterais. Os dois primeiros homens são calvos e vestem paletós e gravatas escuros. O terceiro homem veste talares reitorais: murça e samarra claras, capelo claro e um colar reitoral. Este homem de vestes talares é o mesmo que está sentado à direita no sofá. O chão é de granito claro. Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

Em 1968 o Professor Nelson do Valle Silva, Diretor de Programas da Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação (MEC), visitou a cidade de Santa Maria e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante a visita à Cidade Universitária o Reitor Mariano da Rocha Filho o recebeu em seu gabinete. Disse à imprensa, “Se tivesse conhecido Santa Maria trinta anos atrás, eu hoje seria santamariense”. Nelson do Valle declarou que a CAPES, entre outras atividades, fazia o planejamento e estudos das condições de ensino superior, o levantamento das necessidades de matrículas, da expansão do ensino superior, e, principalmente, a economia do ensino superior. A Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (atual Capes) foi criada em 1951 com o objetivo de assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam ao desenvolvimento do país.

Texto: Eduardo Miranda de Souza, acadêmico do 3°semestre do Curso de Jornalismo da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Isabel Motta

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto