Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG na 46ª Feira do Livro de Santa Maria – Pessoas com Deficiência Visual

O GT Centro RS de Leitura Inclusiva está realizando várias atividades durante a 46ª Feira do Livro de Santa Maria.

Na tarde de 26 de abril, na Biblioteca Pública Henrique Bastide, aconteceu uma reunião ampliada do GT com participação de Angelita Garcia, da Fundação Dorina Nowill para Cegos com objetivo de definir estratégias para a leitura inclusiva na cidade e região e também de planejar a sala de Leitura Inclusiva da Biblioteca Pública de Santa Maria.

Na tarde de 29 de abril, no palco principal da Praça Saldanha Marinho, foi realizada a ação Leitura Inclusiva: Pessoas com Deficiência Visual. A tarde iniciou com contação de histórias inclusivas por Daverlan Dalla Lanna e Arlete Costa da Rosa. Após a professora Marli Schmidt realizou uma fala sobre o sistema Braille.  Os recursos de leitura inclusiva para Pessoas com Deficiência Visual foram apresentados por Clecimara Vianna. Finalizando a ação a profa. Josefa Pereira, do Centro de Educação da UFSM fez um convite a voluntários para caminharem com olhos vendados e bengala-guia – Vendo com Outros Olhos.

Foram promotores da ação desta tarde a Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria (ACDV), a Secretaria Municipal de Educação (SMED), o Projeto Cegueira e Baixa Visão UFSM e o Núcleo de Acessibilidade UFSM. Participaram alunos das Escolas Pão dos Pobres, Adelmo Simas Genro e Maria de Lourdes Castro. Confira notícia no site da Feira do Livro em: http://feiradolivrosm.com.br/?p=3223.

A arquivista Cristina Strohschoen dos Santos do Departamento de Arquivo Geral é uma das representantes da UFSM no GT Centro RS de Leitura Inclusiva.

Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos e Vitória Rodrigues