Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 200 Donatello Grieco Profere Aula Magna da UFSM em 1969

Em abril de 1969 a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu a visita do Embaixador Donatello Grieco. O visitante concedeu entrevista ao Jornal A Razão e visitou o prefeito municipal Rolim Sobrinho e o Bispo Diocesano Dom Luiz Victor Sartori. Ainda no mesmo dia proferiu a Aula Magna da UFSM abordando o tema Evasão de Talentos – Antecedentes e Perspectivas, discorrendo sobre o êxodo de cientistas e profissionais brasileiros de alto valor a outros países e o verdadeiro mutirão do governo brasileiro para possibilitar o regresso destes, com medidas como a elevação dos níveis de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPQ). Explanou que desde a reunião com todos os cientistas, técnicos e bolsistas brasileiros em Washington, em 1967, delineava-se um programa de política brasileira anti brain-drain (evasão de talentos), com objetivo de transformá-lo em brain-gain (invasão de talentos).  Antecedendo a aula o Reitor da UFSM José Mariano da Rocha Filho outorgou a Donatello o título de Doutor Honoris-Causa.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1969.056.002.

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada, em preto e branco, de dois homens, um ao lado do outro, segurando e olhando para um cartaz claro em um ambiente interno. O homem da esquerda, enquadrado da cintura para cima, está de frente e o rosto levemente voltado a direita, tem cerca de 50 anos, semblante neutro, pele clara, cabelo curto, liso com entradas de calvície e escuro. Veste samarra escura que é um tecido usado sobre os ombros e fechado na frente, com alguns detalhes bordados, em baixo, paletó e gravata escuros. Segura com a mão direita a lateral do cartaz. A direita do homem, o Reitor José Mariano da Rocha Filho, enquadrado da cintura para cima e de frente, tem o semblante neutro e olha para baixo, tem cabelo liso e escuro, e bigode farto. Veste capelo claro, beca escura, samarra clara com detalhes em bordado e colar reitoral. Segura com a mão esquerda, a outra lateral do cartaz. O cartaz é claro e horizontal, visível a sombra da escrita escura.  À frente deles, alguns ramos de folhagens pequenas, dois microfones escuros fixos em suportes metálicos. Ao fundo, parede clara com o lado direito iluminado por uma luz. A esquerda e junto a parede, encosto claro de uma cadeira. Teto claro.

Audiodescritora roteirista: Cíntia Pasa Lopes.

Audiodescritora consultora: Rúbia Steffens.