Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 198 Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria em 1985

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, enquadrada da esquerda para a direita, de três homens atrás de uma mesa. Os três homens estão de frente, têm faixa etária entre cinquenta e sessenta anos e pele clara. O primeiro homem está em pé, enquadrado da cintura para cima, voltado levemente para a direita. Tem cabelos curtos e escuros e bigode escuro. Veste um paletó e uma gravata escura. Usa óculos de grau com armação redonda e escura. Atrás dele, o encosto estofado e escuro de uma cadeira. O segundo homem está sentado. Tem cabelos lisos e grisalhos e veste paletó e gravata escuros e têm expressão mais séria. O terceiro homem também está sentado. É calvo, veste paletó claro e usa óculos de grau com armação redonda e escura. A mesa é retangular e está coberta por uma toalha clara e estampada. Sobre ela algumas folhas de papel e, ao centro, um arranjo de rosas claras e ramos de folhas que encobre parcialmente o terceiro homem. Ao fundo, parede clara com uma porta clara. Na lateral direita, uma parede está encoberta por uma cortina escura. No canto superior direito, uma parte do teto claro com uma lâmpada.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira
Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto

A sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria (IHGSM) funcionava no Centro de Apoio Comunitário da Universidade Federal de Santa Maria (antigo Hospital Universitário). Em setembro de 1986 foi convocada reunião para aprovação da reforma do estatuto da entidade, reforma esta que foi entregue a uma comissão formada por Edmundo Cardoso, Oscar Mombach e Zósymo Lopes dos Santos. Em abril de 1985 ocorreu a posse do prof. Teófilo Torronteguy no IHGSM. O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria foi fundado em maio de 1960, com a finalidade de promover estudos e investigações acerca dos seguintes temas: História, Geografia, Arqueologia, Paleontologia, Etnografia, Linguistica, Usos, Costumes, Folclore, Genealogia, Heráldica, Numismática, Filatelia e Biografia de grandes vultos da História, em geral, e em particular do Rio Grande do Sul e de Santa Maria. Encerrou as atividades em 1999 e seu acervo foi doado para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria. Tal acervo é composto pela documentação administrativa e financeira do Instituto, sua produção intelectual (revistas), livros e periódicos com temáticas de seu interesse.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1985.264.009.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, enquadrada da esquerda para a direita, de três homens atrás de uma mesa. Os três homens estão de frente, têm faixa etária entre cinquenta e sessenta anos e pele clara. O primeiro homem está em pé, enquadrado da cintura para cima, voltado levemente para a direita. Tem cabelos curtos e escuros e bigode escuro. Veste um paletó e uma gravata escura. Usa óculos de grau com armação redonda e escura. Atrás dele, o encosto estofado e escuro de uma cadeira. O segundo homem está sentado. Tem cabelos lisos e grisalhos e veste paletó e gravata escuros e têm expressão mais séria. O terceiro homem também está sentado. É calvo, veste paletó claro e usa óculos de grau com armação redonda e escura. A mesa é retangular e está coberta por uma toalha clara e estampada. Sobre ela algumas folhas de papel e, ao centro, um arranjo de rosas claras e ramos de folhas que encobre parcialmente o terceiro homem. Ao fundo, parede clara com uma porta clara. Na lateral direita, uma parede está encoberta por uma cortina escura. No canto superior direito, uma parte do teto claro com uma lâmpada.

Audiodescritora Roteirista: Marya Eduarda Garcia de Oliveira

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto