Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 206 Departamento de Higiene e Medicina Preventiva em 1969



Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada, em preto e branco, de um homem em pé, fazendo uma explanação na parte de baixo de um palco, ao lado de um quadro negro, em um auditório. O homem é alto e magro, tem cabelo curto e escuro. Veste roupas claras: camisa de manga curta, com bolso do lado esquerdo, na altura do peito, onde tem uma caneta pendurada; calça social e sapato de bico quadrado. Usa relógio redondo de pulseira de couro no punho esquerdo, está posicionado de frente para algumas pessoas sentadas, tem a mão esquerda no bolso da frente da calça, na mão direita segura uma vareta que aponta para um quadro negro, a vareta é fina e comprida, de cor clara, com a ponta de cima escura. Na parte inferior da imagem, uma pessoa sentada de costas, cabelo curto, claro, orelhas grandes, usa roupa clara, está com a mão esquerda no rosto e usa um relógio redondo com pulseira de couro no punho. Ao seu lado direito, uma senhora sentada de costas, cabelo liso, claro, na altura do pescoço, usa roupa com tons escuros. No centro, e de frente para as pessoas está o quadro negro, retangular de tom escuro, apoiado sobre um cavalete de madeira, em tom escuro. No quadro desenhado a giz em tom claro uma tabela com 10 colunas e 9 linhas com algumas anotações, abaixo do cavalete, no chão, um apagador.  Atrás do quadro, a esquerda, uma mesa pequena e baixa de base clara e pés escuros, sobre ela um pequeno aparelho retangular ligado por fios, ele é de metal em tom claro. Na parte de cima do palco, a direita, um grande painel branco, com pés de madeira de tom claro, a sua direita parte de uma escada de madeira, com aproximadamente seis degraus que dá acesso ao palco. O piso do auditório é parquete e do palco é madeira, ambos em tons escuros.
Audiodescritora Roteirista: Geovana Gayer
Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Na década de 60 existia na Universidade de Santa Maria (USM) um Departamento de Higiene e Medicina Preventiva. Segundo o periódico “Notícias da U.S.M.” a unidade, em 1964, sob a direção do Prof. Dr. Leovegildo Leal de Moraes, concentrou seus esforços nas seguintes pesquisas: Contribuição ao Estudo Microbiológico das Diarréias Infantis pelo Instrutor de Ensino Dr. Antonio Antunes Planella; Abastecimento de Água e Redes de Esgotos no RS pelo Instrutor de Ensino Farm. Clovis Silva Lima; Contribuição ao Estudo Higiênico do Leite em Santa Maria pelo Assistente de Ensino Farm. Zosymo Lopes dos Santos e Estudo Comparativo entre Métodos de Exames Coprológicos pelos farmacêuticos Sirlei Scotti e Zosymo Lopes dos Santos. De 08 a 10 de outubro de 1969 o departamento ministrou o Curso de Princípios Básicos de Educação Sanitária aos professores da rede pública municipal de ensino – nível primário.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1969.248.007 e 1969.248.008.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada, em preto e branco, de um homem em pé, fazendo uma explanação na parte de baixo de um palco, ao lado de um quadro negro, em um auditório. O homem é alto e magro, tem cabelo curto e escuro. Veste roupas claras: camisa de manga curta, com bolso do lado esquerdo, na altura do peito, onde tem uma caneta pendurada; calça social e sapato de bico quadrado. Usa relógio redondo de pulseira de couro no punho esquerdo, está posicionado de frente para algumas pessoas sentadas, tem a mão esquerda no bolso da frente da calça, na mão direita segura uma vareta que aponta para um quadro negro, a vareta é fina e comprida, de cor clara, com a ponta de cima escura. Na parte inferior da imagem, uma pessoa sentada de costas, cabelo curto, claro, orelhas grandes, usa roupa clara, está com a mão esquerda no rosto e usa um relógio redondo com pulseira de couro no punho. Ao seu lado direito, uma senhora sentada de costas, cabelo liso, claro, na altura do pescoço, usa roupa com tons escuros. No centro, e de frente para as pessoas está o quadro negro, retangular de tom escuro, apoiado sobre um cavalete de madeira, em tom escuro. No quadro desenhado a giz em tom claro uma tabela com 10 colunas e 9 linhas com algumas anotações, abaixo do cavalete, no chão, um apagador.  Atrás do quadro, a esquerda, uma mesa pequena e baixa de base clara e pés escuros, sobre ela um pequeno aparelho retangular ligado por fios, ele é de metal em tom claro. Na parte de cima do palco, a direita, um grande painel branco, com pés de madeira de tom claro, a sua direita parte de uma escada de madeira, com aproximadamente seis degraus que dá acesso ao palco. O piso do auditório é parquete e do palco é madeira, ambos em tons escuros.

 

Audiodescritora Roteirista: Geovana Gayer

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-2974

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes