Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 211 Lançamento de Revista de Extensão Rural em 1993



Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de dois homens em pé em um auditório, de frente para um grupo de aproximadamente quarenta pessoas sentadas. Na parte inferior da imagem, a esquerda, um homem enquadrado dos joelhos para cima, de costas, magro, alto, cabelo curto, escuro; veste camisa de manga curta, clara, calça de tom escuro, tem a cabeça inclinada um pouco para baixo, parte da face direita a vista, os braços estão dobrados a sua frente, na mão direita segura papeis. Ao seu lado direito, um pouco afastado, um homem enquadrado dos joelhos para cima, de costas, os braços estão estendidos em frente ao corpo; na mão esquerda segura um papel, tem estatura média, cabelo curto, escuro; tem a face levemente virada para a esquerda, usa óculos, veste camisa de manga comprida, clara, e calça escura. No auditório, em frente aos homens, um público de aproximadamente quarenta pessoas, todas sentadas, maioria homens, alguns vestem camisa de manga curta, outros de manga comprida, a maioria veste calça comprida, todos em tons diferentes; sapato social, a maioria de tom escuro. Tem faixas etárias acima dos trinta anos. O auditório é grande e comprido, as cadeiras estão dispostas em sete fileiras de três em três, uma ao lado da outra, em ambos os lados, sendo separados por um corredor. No fundo do corredor, tem aproximadamente cinco pessoas sentadas em cadeiras, ao lado direito, na metade da fileira de cadeiras, uma porta aberta, em tom claro. Na parte inferior da imagem, a esquerda, uma pequena mesa retangular, a sua direita está o primeiro homem descrito, sobre ela uma toalha branca ao centro da mesa uma folhagem, em ambos os lados da folhagem, aproximadamente 10 exemplares da Revista de Extensão Rural. As paredes do lado esquerdo e do fundo do auditório são cobertas por uma cortina de pano, comprida do teto ao chão, em tons claros, a parede do lado direito é de madeira em tom escuro, na parte superior da parede ao lado esquerdo duas caixas de alto falante, quadradas e pequenas, em tons escuros. Do lado direito, perto da porta, três interruptores de luz, o teto, forro claro em chapas quadradas, tem quatro Luminárias de sobrepor, cada uma com duas lâmpadas fluorescentes, dispostas duas em cada lado do teto. O chão é carpete de tom escuro. Audiodescritora Roteirista: Geovana Gayer; Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Em outubro de 1993, com a finalidade de disseminar conhecimento através de artigos científicos referentes à área de extensão rural, desenvolvimento rural, agronegócio e ciências sociais rurais e ampliar o debate de questões inseridas nas áreas temáticas das ciências sociais rurais era lançada a Revista Extensão Rural, na sala do Conselho do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa foi uma ação conjunta entre o Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER), sob chefia de Paulo Mucenecki, e do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (Mestrado e Doutorado) da UFSM. Um dos artigos da primeira edição, de Vivien Diesel, tratava sobre a nova extensão rural, analisando documentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sobre a discussão e promoção de um novo modelo de extensão rural, tendo como pressuposto que recursos como terra, água, mão de obra estivessem sendo subutilizados nas pequenas propriedades rurais.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1993.088.004.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, em preto e branco, de dois homens em pé em um auditório, de frente para um grupo de aproximadamente quarenta pessoas sentadas. Na parte inferior da imagem, a esquerda, um homem enquadrado dos joelhos para cima, de costas, magro, alto, cabelo curto, escuro; veste camisa de manga curta, clara, calça de tom escuro, tem a cabeça inclinada um pouco para baixo, parte da face direita a vista, os braços estão dobrados a sua frente, na mão direita segura papeis. Ao seu lado direito, um pouco afastado, um homem enquadrado dos joelhos para cima, de costas, os braços estão estendidos em frente ao corpo; na mão esquerda segura um papel, tem estatura média, cabelo curto, escuro; tem a face levemente virada para a esquerda, usa óculos, veste camisa de manga comprida, clara, e calça escura. No auditório, em frente aos homens, um público de aproximadamente quarenta pessoas, todas sentadas, maioria homens, alguns vestem camisa de manga curta, outros de manga comprida, a maioria veste calça comprida, todos em tons diferentes;  sapato social, a maioria de tom escuro. Tem faixas etárias acima dos trinta anos. O auditório é grande e comprido, as cadeiras estão dispostas em sete fileiras de três em três, uma ao lado da outra, em ambos os lados, sendo separados por um corredor. No fundo do corredor, tem aproximadamente cinco pessoas sentadas em cadeiras, ao lado direito, na metade da fileira de cadeiras, uma porta aberta, em tom claro. Na parte inferior da imagem, a esquerda, uma pequena mesa retangular, a sua direita está o primeiro homem descrito, sobre ela uma toalha branca ao centro da mesa uma folhagem, em ambos os lados da folhagem, aproximadamente 10 exemplares da Revista de Extensão Rural. As paredes do lado esquerdo e do fundo do auditório são cobertas por uma cortina de pano, comprida do teto ao chão, em tons claros, a parede do lado direito é de madeira em tom escuro, na parte superior da parede ao lado esquerdo duas  caixas de alto falante, quadradas e  pequenas, em tons escuros. Do lado direito, perto da porta, três interruptores de luz, o teto, forro claro em chapas quadradas, tem quatro Luminárias de sobrepor, cada uma com duas lâmpadas fluorescentes, dispostas duas em cada lado do teto. O chão é carpete de tom escuro.

Audiodescritora Roteirista: Geovana Gayer
Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3017

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes