Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 219 Editora e Livraria da UFSM em 1996



Fotografia horizontal em preto e branco de estantes de livros e periódicos. Ao centro, estão duas estantes de perfil direito com cinco prateleiras de tom claro. Na parte superior das estantes está escrita a palavra “periódicos” e todas as prateleiras estão preenchidas com impressos. À frente dessas estantes, há uma outra pequena estante de metal que suporta mais alguns impressos que estão com suas capas expostas. O chão é liso e de tom claro. Ao fundo das estantes, uma janela com cinco painéis de vidro vai do teto ao chão. Pela janela, vê-se uma árvore, grama e a fachada de um prédio de dois andares de tom claro. À esquerda da fotografia, ao fundo, é possível perceber que existem outras estantes de livros e revistas, mas não é possível contabilizá-las. Acima delas, presa no teto, está uma placa com a palavra “depósito”. Na frente dessas estantes está uma mulher de perfil direito, olhando para a frente. Ela aparenta ter cerca de 30 anos, usa mochila, casaco e calça escuros e segura uma pasta de plástico com os dois braços. Ao lado dela, outra pequena estante de metal com mais alguns impressos que estão com suas capas expostas. Na parte superior da estante está escrita a palavra “lançamentos”. À direita da fotografia, há uma coluna retangular de tom claro com o pé rodeado e tampado por livros. Atrás da coluna há uma estante encostada na parede com seis prateleiras preenchidas por livros. A parede e o teto possuem o mesmo tom claro. 

Audiodescritora Roteirista: Flavia Geraldino Monteiro
Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

A Editora da UFSM foi criada em 1981 com o professor Gaspar Miotto no cargo de primeiro diretor. As editoras universitárias eram vistas como uma forma da produção intelectual alcançar a comunidade com baixo custo e rapidez, visto que elas não têm como objetivo lucrar. Além disso, promoviam recursos para a manutenção das universidades. Ao longo dos anos, a Editora da UFSM passou por mudanças que incorporaram um Regimento Interno, Conselho e Política Editorial. Em 1996, sua livraria funcionava no andar térreo do prédio da Biblioteca Central e recebia mensalmente cerca de 50 novos títulos, a maioria vinda de editoras universitárias. Além disso, estava disponível um catálogo de cerca de cinco mil títulos para quem necessitasse encomendar livros. Em 2006, durante solenidade de comemoração dos 25 anos de atividades, o diretor Honório Rosa Nascimento lembrou que o projeto editorial era fundamentado por três princípios: análise criteriosa dos textos, preocupação estética com o produto final e divulgação das obras.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1996.067B.0001.

Texto: Flavia Geraldino, acadêmica do 7°semestre do Curso de Produção Editorial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de estantes de livros e periódicos. Ao centro, estão duas estantes de perfil direito com cinco prateleiras de tom claro. Na parte superior das estantes está escrita a palavra “periódicos” e todas as prateleiras estão preenchidas com impressos. À frente dessas estantes, há uma outra pequena estante de metal que suporta mais alguns impressos que estão com suas capas expostas. O chão é liso e de tom claro. Ao fundo das estantes, uma janela com cinco painéis de vidro vai do teto ao chão. Pela janela, vê-se uma árvore, grama e a fachada de um prédio de dois andares de tom claro. À esquerda da fotografia, ao fundo, é possível perceber que existem outras estantes de livros e revistas, mas não é possível contabilizá-las. Acima delas, presa no teto, está uma placa com a palavra “depósito”. Na frente dessas estantes está uma mulher de perfil direito, olhando para a frente. Ela aparenta ter cerca de 30 anos, usa mochila, casaco e calça escuros e segura uma pasta de plástico com os dois braços. Ao lado dela, outra pequena estante de metal com mais alguns impressos que estão com suas capas expostas. Na parte superior da estante está escrita a palavra “lançamentos”. À direita da fotografia, há uma coluna retangular de tom claro com o pé rodeado e tampado por livros. Atrás da coluna há uma estante encostada na parede com seis prateleiras preenchidas por livros. A parede e o teto possuem o mesmo tom claro. 

Audiodescritora Roteirista: Flavia Geraldino Monteiro

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3153

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes