Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 220 Lançamento de Disco de Música Clássica em 1987

Em novembro de 1987 Guilherme Schroeter lançou seu primeiro disco de música clássica – 29 Prelúdios Op 1 executados pelo autor. Estiveram presentes, no auditório da Antiga Reitoria, o Maestro da Orquestra Frederico Richter e sua mãe Maria Helena Didier, professora de Música – piano, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 1982 Guilherme havia participado do Concurso “Jovens Intérpretes da Música Brasileira”, promovido pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) como representante da região sul e aluno de Bacharelado em Música da UFSM. O pianista ganhou o prêmio de gravação participando do disco que contemplou os melhores intérpretes da música erudita brasileira. Em sua apresentação no Rio de Janeiro, Schroeter retornou ao palco três vezes para receber aplausos pela execução de Dança do Índio Branco, de Vila Lobos, Tocata de Armando Albuquerque (compositor gaúcho da UFRGS), Valsa de Esquina n°5 – de Francisco Mignone e Paulistana n°1 de Cláudio Santoro.

Fotógrafo: Orozimbo Penna. Arquivo Fotográfico UFSM.1987.133.007.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal preto e branco de três pessoas em uma sala ampla. À direita, um homem está de perfil esquerdo, enquadrado do quadril para cima. Ele tem aproximadamente 30 anos, estatura mediana, pele branca, cabelo ondulado na altura do pescoço, barba e cavanhaque escuros. Está de terno e gravata de tons escuros e camisa de tom claro. Usa óculos de grau com armação escura e relógio com pulseira escura. Segura com uma das mãos a capa de um disco e com a outra escreve nela com uma caneta de tubo claro. A capa tem fundo de tom claro. Na parte superior da capa, uma das mãos encobre parte de um texto, onde lê-se “Guilherme S”, em letras maiúsculas e abaixo, “29 Prelúdios Op 1”, em letras minúsculas. As letras são escuras. Na parte inferior da capa, uma foto do homem, com as mesmas características já descritas e vestuário semelhante. Ele está sentado à um piano escuro, com o olhar voltado para baixo. A moldura e o fundo da foto da capa são de tons claros. Próxima ao homem que segura a capa do disco, uma mulher. Ela está centralizada na imagem, de frente e enquadrada do quadril para cima. Tem cerca de 50 anos, estatura baixa, pele branca, cabelos volumosos na altura das orelhas, escuros. Ela está de blusa de mangas compridas, de tom claro, com estampa de flores grandes de tom escuro e uma saia escura. Usa um colar, um óculos de sol pendurado na gola da blusa e uma bolsa escura. Ela olha para a capa do disco. À esquerda e em primeiro plano, um homem, de costas, enquadrado da cintura para cima e levemente voltado para o centro da imagem. Tem aproximadamente 60 anos, estatura mediana, pele branca, cabelo curto, liso e escuro. Está de jaleco de tom claro de mangas longas sobre uma camisa de tom escuro com poá de tom claro. Eles estão com expressões sérias. Entre as pessoas, livros e fios emaranhados estão sobre um suporte. Ao fundo, uma parede de tom claro com três cortinas de tom escuro que pendem até a metade da altura da parede. Entre as duas primeiras cortinas, uma placa de tom claro, onde lê-se “não fume” em letras maiúsculas de tom escuro.

Audiodescritora Roteirista: Isabela Escandiel

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto