Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 223 Congresso Brasileiro de Engenheiros Florestais em 1980

Entre março e abril de 1980 aconteceu em Santa Maria o X Congresso Brasileiro de Engenheiros Florestais. O evento foi patrocinado pela Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal, sediada na cidade. Participaram do congresso delegações do Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, Viçosa, Recife, Belém, São Leopoldo e Piracicaba, totalizando aproximadamente 150 representantes. O evento visou o intercâmbio técnico e cultural e a discussão dos problemas comuns da classe. Houve também a abordagem de temas do interesse nacional, como a exploração da Floresta Amazônica e a exploração de matéria prima para o Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Além disso, foram debatidos assuntos específicos dos estudantes do curso, como revisão e atualização de currículo. Segundo a Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais (SBEF) na região sul do Brasil existem atualmente doze cursos de Engenharia Florestal em onze instituições de ensino superior, sendo dois no Rio Grande do Sul.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1980.042.002.

Texto: Flavia Geraldino, acadêmica do 7º semestre do Curso de Produção Editorial da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal, preta e branca levemente enquadrada na diagonal da direita para a esquerda de oito homens atrás de uma mesa em um ambiente interno. Sete homens estão sentados e um está em pé. Todos têm cabelos curtos e olhos escuros. Estão com expressões sérias e pensativas. O primeiro homem, à esquerda e um pouco mais ao fundo da imagem, está de perfil direito. Tem cerca de 30 anos, é magro, tem pele clara, cabelos lisos, barba e bigode fartos escuros. Está com uma camisa clara. As mãos estão entrelaçadas sob papéis em cima da mesa. À direita, o segundo homem. Tem aproximadamente 40 anos, é magro, tem pele clara, cabelos lisos e bigode farto escuro. Está com um paletó de tom claro, camisa e gravata de tom escuro e usa um relógio claro no pulso esquerdo. Está com o olhar baixo e os antebraços sobre folhas de papel em cima da mesa. O terceiro homem é o único que está em pé. Tem cerca de 40 anos, é gordo e mais baixo, tem pele clara e cabelos ondulados. Está de paletó escuro, camisa de tom claro e gravata xadrez de tom escuro. Fala em um microfone que está sobre a mesa, com as mãos entrelaçadas em frente ao corpo. O próximo homem tem cerca de quarenta e cinco anos, é magro, tem pele clara, cabelos ondulados e bigode farto escuro. Está de camisa de tom claro e olha para a frente. O quinto homem tem cerca de trinta anos, é magro, tem pele negra e cabelos cacheados. Está de paletó e uma camisa de tons claros e gravata escura. As mãos estão entrelaçadas sobre a mesa. Em seguida, um homem com cerca de cinquenta e cinco anos, magro, de pele clara e cabelos ondulados. Está com uma camisa de tom claro. Os braços estão cruzados na altura do peito. O penúltimo homem tem cerca de trinta e cinco anos, é magro, tem pele clara, cabelos ondulados, barba e bigode fartos escuros. Está de paletó, camisa e gravata de tons escuros. Usa um relógio claro no pulso esquerdo. Os antebraços estão apoiados sobre a mesa e entre as mãos segura um papel enrolado. O último homem tem aproximadamente quarenta e cinco anos, é gordo, tem pele clara, cabelos lisos e bigode farto escuro. Está de camisa xadrez de vários tons. A cabeça está abaixada e uma das mãos está no apoio de braço da cadeira onde está sentado. A mesa é retangular e comprida de tom escuro. Na frente da mesa há uma faixa horizontal e clara, presa por tachinhas, com a inscrição “X CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE ENG.ª FLORESTAL – DE 31/03 a 04/04/80 SANTA MARIA” em letras maiúsculas em tons diferentes. À esquerda do primeiro homem, uma parede clara, com uma reentrância com um espelho próximo à ele. O espelho reflete um ponto de luz. Atrás dos homens uma parede clara, com uma abertura grande à esquerda, fechada por madeiras escuras. Acima da abertura, na parede, um suporte com uma lâmpada. À esquerda e ao fundo, parte do teto de pvc claro. À esquerda, na parte inferior, parte de um palco de madeira escura, onde estão os homens e a mesa.

Audiodescritora Roteirista: Nicolie Puntel da Silva

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto