Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 225 Diplomatas da Escola Superior de Guerra em 1982

A Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra (ADESG) foi fundada em dezembro de 1951 tendo como missão vivificar a solidariedade de seus integrantes – diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG), divulgar a doutrina da ESG e atender aos diplomados da ESG e aos diplomados em seus Ciclos de Estudos. O Núcleo de Santa Maria promoveu ações como o I Encontro Regional da ADESG em 1977. Em julho de 1982 a ADESG prestou homenagem ao prof. Domingos Crosseti com solenidade sucedida de jantar no Clube Caixeiral. Em 1986, na solenidade de posse de Roberto Beltrami na direção da associação, os adesguianos decidem uma nova filosofia para o núcleo: discussão de importantes temas filosóficos, conjunturais, políticos, estratégicos e psicossociais. Hoje a associação possui delegacias regionais em treze estados brasileiros e tem 78412 diplomados, sendo 7282 do Rio Grande do Sul.

Fotógrafo: Rubens Gadêa. Arquivo Fotográfico UFSM.1982.181.016.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal preta e branca de seis homens atrás de uma mesa em um ambiente interno. Estão enquadrados levemente da direita para a esquerda. Todos têm cerca de cinquenta anos e pele clara. Ao centro da imagem, três homens estão em pé. O primeiro está de perfil direito, é gordo, baixo de cabelos lisos e ralos em tom claro. Está com um paletó de tom escuro sobre uma camisa de tom claro e gravata escura. Usa óculos de armação em tom escuro. Está voltado para os dois outros homens e segura uma caixa aberta escura. O segundo homem, está de perfil esquerdo. É gordo, tem cabelos curtos, lisos e claros e olhos escuros. Está de terno escuro, camisa de tom claro e uma gravata de tom escuro. Segura a caixa com a mão esquerda, onde usa um anel no dedo médio. Olha para o homem em frente a ele e sorri. O terceiro homem está de frente, entre eles. Tem cabelos curtos, lisos e escuros e olhos também escuros. Está de terno escuro, camisa de tom claro e gravata em tom escuro. Usa óculos de armação escura, observa o homem à esquerda e sorri. Próximos a eles, duas cadeiras. À esquerda dos três homens em pé, um homem sentado – ele é gordo, calvo e tem olhos escuros. Está de paletó de tom claro sobre um suéter de estampa em tons variados, uma camisa de tom claro e gravata de tom escuro. Usa óculos de grau com armação escura. Está curvado sobre o braço esquerdo da cadeira onde está sentado, observa os homens em pé e sorri. À direita dos homens em pé, outros dois homens sentados. O primeiro é gordo, tem cabelos lisos, curtos e escuros, olhos também escuros. Está de paletó escuro, camisa de tom claro, gravata com listras diagonais em variados tons e sapatos escuros e usa óculos com armação escura. Está com o antebraço apoiado no apoio de braço da cadeira que está sentado, observa os homens em pé e sorri. O segundo homem, é gordo, tem cabelos ralos lisos, curtos e claros e olhos escuros. Está com um paletó escuro sobre um suéter, camisa de tom claro e uma gravata de tom claro com bolinhas em tom escuro. Está com o antebraço apoiado no apoio de braço da cadeira que está sentado e o outro sobre as pernas. Observa os homens em pé e sorri discretamente. As cadeiras são estofadas, listradas verticalmente com tons variados. A mesa é retangular com uma toalha escura sobre o tampo e pés de madeira escura. Sobre ela, copos e cinzeiros transparentes, talheres, pratos e guardanapos claros. Atrás deles uma parede clara e cortinas longas de tom claro, com parte visível de uma janela. Entre as cortinas, uma placa mediana quadrada com a escrita “ADESG – COR UNUMET ANIMA UNA PRO BRASILIA” em letras garrafais claras e escuras.

Audiodescritora Roteirista: Nicolie Puntel da Silva

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto