Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 226 Operação Itaqui em 1969

Audiodescrição da imagem: Fotografia quadrada, em preto e branco, de um grupo de treze pessoas em uma sala com paredes de tijolo a vista e teto alto, de tábuas de madeira, pintada de cor clara com uma moldura de madeira também de cor clara. As pessoas, espalhadas na sala, estão em divididas em dois grupos, um em pé e um sentado ao redor de uma mesa em forma de L invertido. O grupo que está em pé, centralizado na fotografia, encontra-se ao fundo, atrás da mesa, próximo a parede de tijolos, de frente para o fotógrafo. Da esquerda para a direita um jovem, branco, de cabelo curto e escuro. Veste camisa clara, de mangas curtas, abotoada até o pescoço. Tem o braço direito levantado e dobrado em frente ao corpo, segurando um dispositivo de gravação de cor clara, com um fio comprido. Ao seu lado, o prefeito da cidade de ITAQUI faz a leitura do projeto elaborado pela Assessoria de Planejamento da UFSM que visava o desenvolvimento socioeconômico do município. É um homem, branco, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata preta. Tem os braços dobrados em frente ao corpo e nas mãos segura uma folha de papel. Seu cabelo é escuro e ele é ligeiramente calvo. Usa óculos com aros escuros. Ao lado dele, um homem magro, branco, de cabelo e bigode escuros, veste um terno claro, com camisa branca e gravata escura. Ele tem nas mãos um aparelho gravador em formato de caixa e está olhando para o aparelho. Em frente a mesa, o quarto homem em pé está de perfil. Ele é branco, tem cabelo farto e escuro. Usa bigode bem aparado. Veste um terno escuro, com camisa branca e gravata. Seu braço está estendido em direção ao homem que está lendo o papel e segura um pequeno microfone com um longo fio escuro. A sua frente, sobre uma mesa de apoio, separada da mesa principal em forma de L invertido, um gravador antigo, de formato retangular e com duas fitas de rolo. As demais pessoas da fotografia estão sentadas ao redor da mesa. Na parte próxima à parede do fundo da sala, a toalha que cobre a mesa é branca. Há um vaso claro, com um padrão de linhas em ziguezague na borda superior. Dentro dele flores grandes. Espalhadas, enfeitando a mesa, folhagens escuras. A mesa está posta para uma refeição. Em frente de cada pessoa sentada, há um conjunto de prato branco, faca, garfo e copo transparente com um guardanapo branco dentro. Na mesa perto da parede estão sentados quatro homens. O primeiro homem, sentado à direita da fotografia vê-se parcialmente. Ele é branco, tem cabelo bem curto, está com a cabeça ligeiramente abaixada. Veste um paletó escuro. A sua esquerda está sentado o Professor José Mariano da Rocha Filho, Reitor da UFSM. Ele tem cabelo escuro, e usa bigode. Está vestindo um terno escuro, camisa branca e gravata escura. Sua cabeça está ligeiramente abaixada e está fitando o prato a sua frente, com os braços descansando sobre a mesa, ao seu lado, em pé o prefeito da cidade é o homem com o papel nas mãos descrito anteriormente. A seguir outro homem sentado, branco, calvo, usando óculos, veste um terno escuro, com camisa branca e gravata escura. Ao seu lado um homem de terno escuro e camisa clara está praticamente encoberto, podendo-se entrever apenas o terno e cor da camisa. A parte da mesa que forma a lateral do L invertido, está coberta com uma toalha clara com uma estampa de borboletas de diferentes tamanhos. Nela estão perfilados quatro pessoas a esquerda e uma a direita. A esquerda há um rapaz branco de perfil, que aparece apenas seu rosto, ao seu lado um rapaz de camisa branca de manga curta desabotoada até a metade do peito, cabelo escuro e costeletas. Na sequência um adolescente, branco, cabelo ondulado, vestindo uma camisa clara de mangas curtas. Ao seu lado um homem branco, de cabelo curto, escuro, vestindo uma camisa escura de mangas compridas está com os braços cruzados escorados na mesa.

Audiodescritora Roteirista: Gléce Cóser; Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens

Em janeiro de 1969, o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Mariano da Rocha Filho, entregou o projeto “Operação Itaqui” naquela cidade, acompanhado do prof. José Barbas Guerras, Técnico da FAO; José Carlos Vieiro, chefe do Gabinete; Tuffi Calil da Divisão de Integração e prof. Chaphick Saad, Diretor do Instituto de Anatomia da UFSM. O projeto elaborado pela Assessoria de Planejamento da UFSM visava o desenvolvimento socioeconômico do município, conforme o convênio assinado junto ao prefeito de Itaqui, Sr. Mario Lacroix Flores. A solenidade contou ainda com a presença de figuras importantes para a comunidade como o Coronel Guido Alfredo Heisler, Comandante do 1º RC, Major Edson Luiz Dias, Sub Comandante do 1º RC e a Sra. Maria de Lourdes Silveira, Surpevisora do Ensino Municipal. A foto retrata a solenidade onde o prefeito municipal, Sr. Mario Lacroix Flores se dirigia aos presentes na leitura do documento entregue pelo Reitor.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1969.009.008.

Texto: Miguel Damasceno, acadêmico do 7°semestre do Curso de Letras/Português – Licenciatura da UFSM.

Audiodescritora Roteirista: Gléce Cóser

Audiodescritora Consultora: Rubia Steffens