Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

DAG Digitaliza Acervo Audiovisual da UFSM

Acervos audiovisuais possuem peculiaridades próprias e dos anos 1990 para cá surgiram algumas padronizações e recomendações voltadas para a preservação dos documentos audiovisuais, envolvendo o uso da tecnologia digital como ferramenta imprescindível dentro da cadeia da preservação.

A longevidade dos arquivos de imagem digital depende muito mais da expectativa de vida dos sistemas de acesso. A migração é e permanecerá sendo uma tarefa bastante desafiadora.

O Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria iniciou, no segundo semestre de 2019, a digitalização do acervo audiovisual, com o acervo de programas produzidos em fita VHS e exibidos pelo Núcleo de Televisão Universitária (TV Campus) da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM de 1995 a 2011 (ações do Projeto Resgate da Memória Audiovisual da TV Campus coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos). Após a primeira etapa do projeto – pesquisas para datação e descrição das 676 fitas magnéticas VHS e elaboração de índice sumário, Gabriel Machado Soares e Felippe Pozzobon Richardt, respectivamente o Diretor e o Técnico em Audiovisual da TV Campus capacitaram a bolsista Katia Moreira Suelem para iniciar a migração de suporte.

No link Instrumentos de Pesquisa do DAG está disponível o índice do acervo audiovisual.

Anterior a estas gravações, e também sob custódia do DAG há um acervo de rolos de filmes 16mm (132 películas de 1969 a 1974) produzidos pela Televisão Educativa, unidade criada em 1960 e que deu origem à atual TV Universitária da UFSM.  Estes estão em avançado estado de deterioração e não há disponível projetor para sua visualização e migração.

Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos