Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DAG Coordena Projeto de Organização de Arquivos Musicais da Orquestra da UFSM



A reorganização e revisão do arquivo de partituras musicais usado pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria, adscrita à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria foi finalizada no segundo semestre de 2019. . Matheus Stankowski, bolsista do Curso de Música da UFSM verificou a existência ou não de partituras de toda instrumentação. Gerson Leal, servidor, é o responsável pela organização do arquivo musical e preparação dos repertórios para os concertos.

Esta ação integra o “Projeto Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: História e Memória da Orquestra Sinfônica de Santa Maria”, coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos do Departamento de Arquivo Geral da UFSM e iniciado em 2017, cujo objetivo é promover a gestão arquivística e preservação do patrimônio documental da OSSM, visando ampliar a sua visibilidade e inserção na sociedade.

Do total de 978 partituras musicais usadas nos concertos pelos músicos, 27 são de autoria do primeiro maestro, Frederico Richter, sendo portanto de valor histórico/permanente. Esta revisão auxiliará também no cruzamento de informações com vistas ao registro da memória dos concertos musicais. Até o momento estão organizados 368 dossiês de concertos da OSSM, de 1973 a 2017.

O acervo fotográfico da Orquestra, outra ação do projeto, está sendo descrito com indexação dos personagens/músicos de cada imagem pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) e publicado na web no Repositório Institucional Fonte – 2575 fotografias. Veja o índice dos registros fotográficos de concertos e eventos da orquestra de 2007 a 2018.

Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3392

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes