Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria – artigo 248 Serviço de Atendimento Fonoaudiológico em 1984

Um convênio no valor de Cz$ 1,2 milhões assinado entre a LBA gaúcha (Fundação Legião Brasileira de Assistência) e a Universidade Federal de Santa Maria por meio da Pró-Reitoria de Extensão em 1984 possibilitou a criação do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF), com sede no prédio onde funcionava o Hospital Universitário, no centro de Santa Maria. O serviço combinava o atendimento individualizado com os mais modernos recursos técnicos e pedagógicos na terapia dos deficientes auditivos. Em 1988 atendiam uma média de seis mil crianças por semestre, conforme informava Lilian Seligman Graciollo, chefe do SAF. A equipe interdisciplinar era formada por médico otorrinolaringologista, psicóloga, neurologista, estagiárias da Faculdade de Fonoaudiologia e terapeutas ocupacionais, contando ainda com um serviço de apoio a família. Uma média de seis mil crianças era atendida por semestre. Eram realizadas duas sessões por semana, com exercícios, estimulação da linguagem, cabine de audiometria e levantamento de hipóteses sobre o diagnóstico.

Fotógrafo não identificado. Arquivo Fotográfico UFSM.1984.143.002.

Texto: Cristina Strohschoen dos Santos, Arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM.

Audiodescrição da imagem: Fotografia horizontal em preto e branco de uma menina e de uma mulher junto a uma mesa em um ambiente interno. A menina está sentada atrás da mesa, de frente para nós. Tem aproximadamente nove anos, pele clara. Cabelos escuros, presos para trás, com franja e mechas caídas nas laterais, na altura do queixo. Veste blusa de tom claro, com detalhes escuros nas mangas e na parte frontal. O rosto está abaixado. Mexe em peças com diferentes formatos geométricos que estão sobre a mesa. Em frente a ela, uma mulher sentada junto à mesa, de perfil esquerdo para nós. Tem pele clara, cabelos na altura dos ombros, lisos e claros, encobrindo o rosto. Veste blusa e calça claras. Mãos sobre a mesa, segura uma caneta. Entre as mãos, sobre o tampo da mesa, uma folha de papel. A cadeira onde está sentada é de madeira com suporte de metal. A mesa é quadrada e de madeira clara. Ao lado direito da mesa, um banco de madeira, alto, com folhas em cima. Ao fundo e à direita, paredes de azulejos claros, com detalhes escuros, com rodapés claros. No encontro das paredes, um cabo de força. Na parede ao fundo, uma tomada. Na parede direita, ao centro, uma janela quadrada, de madeira clara e vidro e abaixo uma tomada com um cabo conectado. O chão é de carpete de tom escuro.

Audiodescritora Roteirista: Karine Vaz Pilla

Audiodescritora Consultora: Fernanda Taschetto