Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG

Comunicação sobre Murais da UFSM no 8º Eneimagem

A comunicação “Arte Mural na Universidade Federal de Santa Maria: Visibilidade ao Patrimônio Artístico e Documental” foi apresentada no Simpósio Temático Arte(s), Memórias e Universo Visual: Miradas e  Investigações do 8º Encontro Nacional de Estudos da Imagem na tarde de 26 de maio de 2021, promovido pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Este simpósio temático teve por objetivo discutir a intertextualidade e as interconexões entre as artes.

A arquivista Cristina Strohschoen dos Santos do DAG, explanou sobre os murais da UFSM. No ano de 2018, convergente a uma das metas da Pró-Reitoria de Extensão, surgiu a iniciativa de dar visibilidade à arte mural que integra o patrimônio artístico do campus sede. Assim, usando as fotografias do arquivo histórico da UFSM e com pesquisas em acervos bibliográficos, foi produzida a Exposição Murais da UFSM: 1972 a 2018. Agora, com pesquisa documental e entrevistas com artistas para elaboração das biografias, será publicado o Catálogo dos Murais da UFSM.

A moderadora da sala foi Priscila Miraz de Freitas Grecco, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, no Centro de Artes, Humanidades e Letras.

* O primeiro mural da UFSM foi pintado em 1971, na inauguração do Planetário e assim seguiram-se mais sete na década de 70, um na década de 80, seis na década de 90 e treze a partir dos anos 2000.

Fotografias: Cristina Strohschoen dos Santos e Luana M. Magalhães Ueno