Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição Reconstruindo Memórias: os 50 Anos do Planetário da UFSM



O Planetário da UFSM realizou uma série de atividades comemorativas de 13 a 18 de dezembro para comemorar seus 50 anos. Além da celebração em homenagem ao seu cinquentenário, foram realizadas palestras, oficinas, mesas-redondas e sessões virtuais.

Integrou esta programação o lançamento da Exposição Reconstruindo Memórias: os 50 Anos do Planetário da UFSM, produzida pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) e Unidade de Comunicação Integrada, com curadoria da Arquivista Cristina Strohschoen dos Santos.

Na exposição estão divulgados dados históricos como registros de ações dedicadas à disseminação da astronomia em negativos fotográficos e fotografias digitais, folhetos publicitários, correspondência, reportagens publicadas em jornais e relatórios de atividades, além de publicações periódicas como a “Revista Objetos e Fenômenos Celestes Observáveis em Santa Maria RS” das décadas de 70 e 80, disponível no acervo da Biblioteca Central. Foi produzida também uma galeria com os cinco diretores do Planetário. As informações necessárias a elaboração da linha de tempo e memória de ações planetaristas ao longo destes 50 anos foram pesquisadas no Arquivo Permanente do Departamento de Arquivo Geral e na Biblioteca Central Manoel Marques de Souza.

Para deixar a exposição virtual mais interativa foram resgatadas gravações realizadas pela TV Campus na década de 90: uma entrevista de Francisco José Mariano da Rocha diretor do Planetário e duas publicidades. O material audiovisual utilizado foi descrito e digitalizado por meio do Projeto Resgate da Memória Audiovisual da TV Campus coordenado pelo DAG.

Visite a Exposição Reconstruindo Memórias: os 50 Anos do Planetário da UFSM.

Assista a entrevista de Francisco José Mariano da Rocha, diretor para a TV Campus em 1995. Acervo Audiovisual UFSM fita VHS 011.

 

* A UFSM abriga o primeiro Planetário do Rio Grande do Sul e o primeiro em uma cidade do interior do Brasil. Considerado um dos símbolos da UFSM e um dos principais cartões-postais de Santa Maria, o Planetário UFSM foi fundado em 1971, idealizado pelo Prof. Dr. Mariano da Rocha Filho e seu projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Valdetaro, a partir de um esboço recebido pelo Prof. Mariano do também arquiteto Oscar Niemeyer em 1960.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3768

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes