Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Reprografia DAG Participa de Curso de Segurança em Laboratórios no CCNE



O Laboratório de Reprografia do Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria está em fase de restruturação. O espaço físico absorverá também os acervos fotográfico, audiovisual e sonoro da UFSM sob custódia ao Arquivo Permanente do DAG. Além disso houve tratativas com a direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas sobre parcerias para otimizar o uso do laboratório nas aulas práticas de microfilmagem do Curso de Arquivologia.

Por este motivo a arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, diretora do laboratório participou do Curso de Segurança em Laboratórios ministrado pelo Químico Henrique Faccin, Chefe da Subdivisão de Gestão de Laboratórios do Centro de Ciências Naturais e Exatas, curso oferecido como capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

O objetivo do curso foi garantir acesso à informação acerca de questões de segurança de laboratório, gerenciamento de resíduos perigosos e outros assuntos relacionados a esse macro tema bem como perpetuar boas práticas laboratoriais e propiciar um ambiente de intercambialidade de informações e experiências, fomentando a padronização de rotinas e processos de trabalho.

No período de 22 de junho a 03 de agosto, em sete encontros presenciais, uma turma de 36 servidores da UFSM estudou sobre os aspectos gerais de segurança em laboratório, como Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), acidentes com produtos químicos e primeiros-socorros; sinalização de orientação e salvamento, noções de biossegurança, gerenciamento de resíduos perigosos e riscos ocupacionais: acidentes, ergonômico, biológico, químico e físico.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3898

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes