Ir para o conteúdo DAG Ir para o menu DAG Ir para a busca no site DAG Ir para o rodapé DAG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arquivo UFSM Comemora o Dia da Fotografia



Ah esses retratos fotográficos…

Fotografias são usadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.

É sem dúvida a fotografia uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade, revolucionando a sociedade a partir de meados do século XIX.

O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar esta data pois é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente a nova invenção.

O Arquivo Fotográfico da Universidade Federal de Santa Maria, custodiado pelo Departamento de Arquivo Geral possui um conjunto de mais de 85000 negativos fotográficos em formato 6×6 e 35mm, dos quais mais de 70% da produção data do final da década de 50 até o final da década de 70. São registros fotográficos de eventos de ensino, pesquisa e extensão, ações administrativas, visitas de autoridades, obras e construções, casos de clínica médica e outros – o cotidiano da universidade. Além disso um significativo número de álbuns fotográficos, fotografias positivas e slides.

Hoje, 34 mil imagens estão disponíveis no Repositório Institucional Fonte, descritos pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Nobrade. Deste total, 21 mil são fotografias nato digitais produzidas pela Agência de Notícias, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e DAG; unidades estas que se propuseram a organizar sua memória fotográfica sob orientação de arquivista.

Leia mais sobre o dia mundial da fotografia na Brasiliana Fotográfica.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-400-3901

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes