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Projeto Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: História e Memória da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Início das atividades: setembro de 2017

O objetivo do projeto é promover a gestão arquivística e preservação do patrimônio documental da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria, visando ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade.

O resultado esperado é a preservação da memória e história da Orquestra Sinfônica de Santa Maria assim como o acesso de pesquisadores e outros interessados na temática musical ao arquivo.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Gestão Arquivística de Documentos em Suporte não Papel

         Para as fotografias digitais da orquestra, será adotado o modelo já executado na Agência de Notícias da Coordenadoria de Comunicação Social, método este implementado por orientação do DAG. Os arquivos audiovisuais e sonoros (em suportes CDs, dvds e fitas vhs) serão identificados e listados e também inseridos nas políticas de documentação e preservação da instituição.

         As fotografias digitais da OSSM dos anos de 2016 e 2015 já estão disponíveis na plataforma  http://fonte.ufsm.br/index.php/iconografico-ufsm.

  • Classificação do Arquivo Corrente

         Os documentos de 2014 em diante serão classificados de acordo com as normativas do Conselho Nacional de Arquivos e as políticas de gestão arquivística da UFSM. Serão usados como instrumentos o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: atividades-meio e a  Tabela Básica de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-meio da administração pública, aprovados pela resolução 14 do Conarq; e o Código de Classificação de Documentos de Arquivo relativos às atividades-fim das IFES do Siga MEC.         

  • Revisão da Classificação do Arquivo Intermediário

         Os documentos anteriores a 2013, já classificados por plano de classificação de documentos estabelecido em 2007, serão revisados com vistas a eliminação de documentos e recolhimento de documentos históricos à Divisão de Arquivo Permanente do DAG.       

  • Reorganização do Arquivo de Partituras

         O arquivo de partituras musicais será revisado, com vistas a certificar-se da existência ou não de partituras de toda instrumentação. Além disso, serão incluídos mais oito metadados na planilha do excel, com vistas ao registro da memória dos concertos musicais e cruzamento de informações com os dossiês dos eventos realizados. Esta atividade será realizada por bolsista do Curso de Arquivologia, orientada por arquivista adscrito a Divisão de Arquivo Permanente do DAG.

 

EQUIPE DO PROJETO:

Cristina Strohschoen dos Santos, Arquivista Coordenadora

Marco Antonio Penna, Diretor da OSSM

Suzete Gassen da Silveira, Secretária da OSSM

João Batista Sartor, Diretor da OSSM

Daiane Regina Segabinazzi Pradebon, Arquivista DAG

Geovana Gayer de Souza, Arquivista DAG

Alexandre Campanholo Rodrigues, Bolsista Acadêmico de Desenho Industrial

Augusto Dossa Carvalho, Bolsista Acadêmico de Música

Gerson Luiz Santos Leal, Servidor da OSSM 

Helvio Spode da Silva, Bolsista Acadêmco de Arquivologia

Josilene Pereira Amorim, Bolsita Acadêmico de Arquivologia

Letícia de Freitas Gaiardo, Bolsista Acadêmica de Arquivologia

Luizane Borges de Deus, Bolsista Acadêmica de Filosofia

Marcos Machado Paulo, Bolsista Acadêmico de Arquivologia

Matheus Macagnan Stankowski, Bolsista Acadêmico de Arquivologia

Matheus Skoulade Kelling, Bolsista Acadêmico de Arquivologia

Tatiana Barcelos Fabrício Medeiros, Bolsista Acadêmica de Arquivologia