Ir para o conteúdo HVU Ir para o menu HVU Ir para a busca no site HVU Ir para o rodapé HVU

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária terá oficina de adestramento de cães

No dia 14 de setembro, das 14h às 18h, acontece uma oficina sobre noções básicas de adestramento de cães. Essa é uma iniciativa do Projeto Zelo em conjunto com o Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária da UFSM. Integrando a programação da semana acadêmica do curso, a oficina vai ocorrer nas instalações do Hospital Veterinário Universitário. Ao custo de R$ 10,00, as inscrições podem ser realizadas no diretório, que se localiza no prédio 42 do campus de Santa Maria.

O programa da oficina consiste nos tópicos a seguir: apresentação dos materiais de adestramento, socialização, reabilitação de cães com problemas comportamentais, como escolher um filhote, início do trabalho de obediência, escolha da técnica de adestramento, início do trabalho de guarda e demonstração de cães farejadores.

Os instrutores da oficina são Guilherme Rech e Rainer Reinstein. Cinotécnicos com experiência na área de obediência, guarda e faro, ambos são acadêmicos de Medicina Veterinária na UFSM e integrantes do projeto Adote um Cão Acadêmico e o Eduque.

Coordenador do projeto, Rech obteve sua formação em cinotecnia na Força Aérea Brasileira. Presentemente, atua como instrutor no canil Canil Vento Divino e no canil da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Rainer é o atual responsável pelos cães farejadores do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, tendo obtido a sua formação no Corpo de Bombeiros.

O Projeto Zelo visa à conscientização da comunidade sobre a importância da guarda responsável, bem como à inibição do abandono e do maltrato de animais. Outras informações constam em sua página no Facebook.