Ir para o conteúdo Jardim Botânico Ir para o menu Jardim Botânico Ir para a busca no site Jardim Botânico Ir para o rodapé Jardim Botânico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Mostra de arte Bio Re(s)[ex]istência



O Jardim Botânico promove a mostra de arte Bio Re(s)[ex]istência de setembro a dezembro de 2019 em parceria com a prof. Débora Aita Gasparetto, do curso de Desenho Industrial, CAL, UFSM e seu grupo de pesquisa.

A mostra propõe repensar as relações entre humanos e não-humanos, naturezas e tecnologias por meio da realidade aumentada, a qual os visitantes poderão interagir com o uso do seu celular. 

Venha conhecer!! Aberto e gratuito ao público em geral.

O que propõe a mostra de arte Bio Re(s)[ex]istência?

Parte da mostra no hall do Jardim Botânico

Fotos: Mostra Florestar no hall do Jardim Botânico. Autora: Profa. Dra. Débora Aita Gasparetto

O Grupo de Pesquisa Design, Ciência e Tecnologia UFSM/ CNPq

O Grupo de Pesquisa Design, Ciência e Tecnologia UFSM/ CNPq foi criado em 2015 pela Profa. Dra. Débora Aita Gasparetto, no contexto do curso de Desenho Industrial da UFSM. É um grupo interdisciplinar que visa a troca entre as áreas que abrangem o design de interfaces, mas tem foco bastante particular em questões relacionadas à sustentabilidade, ao design centrado no usuário e à resolução de problemas cotidianos.

Entre os projetos desenvolvidos pelo grupo está o Evento Design+, que aconteceu em 2016 e 2017, trazendo pesquisadores nacionais e internacionais para discutir temas relacionados ao Desenho Industrial e ao seu impacto na sociedade. Em 2017 publicamos pela editora do PPGART/UFSM um e-book, que reúne as pesquisas do primeiro ano do evento. Tanto evento quanto à publicação sempre foram gratuitos para oportunizar um conhecimento aberto. A cada ano temos prototipado em torno de 20 websites e aplicativos, mas também promovemos experimentações em relação às tecnologias emergentes.

Em 2019 realizamos a mostra online Homo-Emphaticus, que propõe ao usuário repensar suas relações entre humanos e não humanos, por meio da empatia. Atualmente, o foco do grupo está no desenvolvimento do website AlterECO, uma Plataforma Colaborativa para substituição do uso de animais no ensino e na pesquisa; na produção do game LabChange, em Realidade Virtual, também voltado aos métodos alternativos ao uso de animais no ensino e pesquisa; e iniciamos mais um projeto na área de design de interfaces para IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), este voltado às crianças e suas famílias para a valorização da natureza enquanto se desenvolvem sensorialmente.

As linhas de atuação do Grupo são as seguintes: Design de Interfaces; Interação Humano-Animal-Computacional: produção de interfaces para games; e Neurociência e Design de Interfaces: Projetando para a Internet das Coisas.

 

Parte da mostra nas trilhas do Jardim Botânico

Fotos: Mostra Florestar fixada no arboreto ao longo das trilhas. Autora: Profa. Dra. Débora Aita Gasparetto

Aqui você pode conferir alguns links dos projetos desenvolvidos pelo grupo

Link para os eventos realizados pelo Grupo:
http://coral.ufsm.br/designmais/

Link para o e-book Design+: Conexões Teórico-Práticas:
http://coral.ufsm.br/editorappgart/images/Noticias/DesignConexesTericoPrticas.pdf

Link para a Mostra Homo-Empathicus: (sobre)viver a todo tempo:
http://mostrahomoemphaticus.website/

Texto elaborado pelo Grupo de Pesquisa Design, Ciência e Tecnologia UFSM/ CNPq.

Publicações Recentes