Ir para o conteúdo Jardim Botânico Ir para o menu Jardim Botânico Ir para a busca no site Jardim Botânico Ir para o rodapé Jardim Botânico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Educação ambiental

Educação Ambiental:
Educação ambiental é aquela destinada a desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.

Importância e objetivos:
A educação ambiental pode estar em vários locais como em, escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. Esta educação pode ser desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente.

A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Sugestões de temas para trabalhar em sala de aula:
Temas que podem ser abordados na escola em aulas relacionadas ao meio ambiente: ecologia, preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustentável, consumo racional da água, poluição ambiental, efeito estufa, aquecimento global, ecossistemas, etc.

Educação ambiental no JBSM:
No Jardim Botânico são trabalhadas de diferentes formas a educação ambiental, tais como, as visitas das escolas com acompanhamento de guia, aulas ou ar livre e participação de eventos.
Existem projetos de extensão no JBSM feitos por bolsistas. Quando escolas visitam o jardim procuramos conscientizá-los sobre vários pontos de educação ambiental, como por exemplo, a coleta seletiva de lixo, o preparo de compostos orgânicos e também falamos sobre as áreas de preservação permanente.