Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Sobre

Este órgão suplementar pertence ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi fundado em 1981. No JBSM conservam-se espécies nativas da região, há espaços para pesquisa e para práticas de ensino, além de locais para lazer.A visitação é gratuita para todos, de segundas as sextas-feiras, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h00. Também dispomos do serviço de guia para acompanhamento das visitações, através do agendamento prévio.

Missão

Ser o local privilegiado de conservação das espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul, servindo como base de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como um centro de lazer para a comunidade em geral.

Comunicado da direção do JBSM aos visitantes:

Não é permitido o ingresso de animais domésticos, tampouco o ingresso e o uso de bebidas alcoólicas ou cigarros de quaisquer tipos, assim como atear fogo, cavar, perseguir e capturar animais, arrancar mudas ou tirar lenha. É proibido o uso de biocidas de qualquer espécie, ou cultivo de espécies transgênicas.Coletas de material botânico, fotos artísticas para particulares e para uso comercial não são permitidas, exceto sob autorização por escrito da direção. No caso de pesquisas, solicitamos aos orientadores e bolsistas, encaminharem cópia do projeto à direção para dar autorização e dar conhecimento aos funcionários da instituição sobre as rotinas do trabalho a ser realizado. Entretanto, é vedado a solicitação de auxílio dos funcionários para que trabalhem nos projetos de pesquisa ou extensão como auxiliares, assim como a utilização de máquinas ou ferramentas do JBSM, exceto em projetos desenvolvidos pelo referido órgão.

Seja consciente de seu papel como agente de transformação do planeta num local agradável e habitável. Repense seu desejo de consumir, prefirindo trazer frutas, cereais integrais, sucos, verduras e legumes nos seus lanches. Substitua o plástico pelo papel ou vidro, prefira o papel reciclado. Deixe de alimentar a sociedade de consumo e assim gere menos lixo. De qualquer forma, não atire lixo no chão, temos recipientes próprios para a coleta seletiva.

Escolas devem agendar as visitas com antecedência, caso queiram usufruir de nosso serviço de acompanhamento pelo guia.

No mais, lembre-se de assinar o livro de presença, e uma boa visita.