Ir para o conteúdo Jardim Botânico Ir para o menu Jardim Botânico Ir para a busca no site Jardim Botânico Ir para o rodapé Jardim Botânico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Orientações sobre o agendamento de visitas ao JBSM

1. A solicitação de agendamento é necessária apenas para visitas guiadas de instituições de ensino ou de outros grupos (ex: associações de idosos, escoteiros, policiais, etc). O número mínimo de pessoas por grupo para visita guiada é de 15 pessoas.

2. A solicitação de agendamento deve ser realizada com pelo menos 48h de antecedência da data desejada para a visita.

3. O agendamento das visitas só estará confirmado a partir do recebimento de uma mensagem eletrônica da Equipe de Educação Socioambiental, que dará o retorno em até 48h.

4. O cancelamento das visitas deve ser informado pelo e-mail (jardimbotanico@ufsm.br) ou pelo telefone (55) 991938183 com até 2h de antecedência do horário da visita agendada.

5. Na solicitação de agendamento, o grupo poderá optar por no máximo 3 oficinas. Entretanto, ressalta-se que o monitor responsável analisará a viabilidade da realização da(s) oficina(s) no dia da visita, conforme condições climáticas, materiais disponíveis e faixa etária dos visitantes, ocorrendo possivelmente alterações ou cancelamentos nas oficinas solicitadas.

6. Em caso de chuva ou outra condição climática adversa, a Equipe de Educação Socioambiental do JBSM oferece atividades que podem ser realizadas no auditório e hall do JBSM, não sendo necessário o cancelamento da visita, exceto se for de interesse do grupo visitante.

Orientações sobre as visitas no JBSM:

 Os monitores de educação ambiental do JBSM são alunos de graduação da UFSM, os quais abordam conceitos gerais sobre biodiversidade, conservação da natureza e curiosidades, com foco e educação ambiental. Os monitores não estão habilitados para ministrar aulas de Ciências, Biologia ou Botânica, nem possuem a obrigação de abordar conteúdos escolares ou realizar aprofundamento técnico nos temas apresentados.

 Permite-se que professores utilizem o Jardim Botânico para ministrar um conteúdo curricular, desde que seja enviado antecipadamente uma mensagem eletrônica ao Núcleo de Educação Socioambiental (jardimbotanico@ufsm.br). Nesse tipo de situação, não disponibilizamos de monitores para acompanhamento.

  • Os monitores não são responsáveis pela disciplina/comportamento dos alunos visitantes, sendo papel do professor responsável, manter a organização dos mesmos.
  • É fundamental que os alunos sejam orientados pelo professor responsável, sobre o tipo de roupa adequada (calçados fechados, calça), uso de repelente de insetos e protetor solar.

 O JB não dispõe de mudas de plantas para doação para as escolas

  • Todos os lixos produzidos pelos visitantes devem ser recolhidos pelos mesmos e colocados nas lixeiras do JBSM.
  • Os visitantes não poderão arrancar plantas ou subir em árvores sem autorização do monitor.