Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

5 ferramentas da Web que podem te ajudar na sala de aula

Não é novidade que cada vez mais o universo online pode contribuir para facilitar as nossas atividades diárias. A tecnologia está diretamente ligada ao nosso modo de se relacionar, comunicar, criar, dirigir e, até mesmo, fazer as compras no mercado. Aplicativos surgem diariamente com a promessa de conectar a nossa rotina ao mundo das facilidades e da rapidez.

Juntos nesse universo das redes, professores e alunos têm aderido aos meios digitais para tornar os materiais de apoio ao conteúdo da aula mais difusos e abertos para aprender a qualquer momento, em qualquer lugar ou sem sair de casa.
Pensando em dar uma mão para que o convívio e o rendimento de professores e alunos seja otimizado, separamos uma lista com 5 ferramentas da Web gratuitas que podem ser úteis no processo de aprendizado.

Quem nunca precisou fazer uma apresentação de slides para falar sobre algum tema na sala de aula? O Prezi promete facilitar a vida de todo mundo, até mesmo daqueles que sempre esquecem o pen drive bem no dia de mostrar o trabalho. Nesta plataforma, a apresentação, que fica em uma estrutura única, está armazenada na internet em uma conta do usuário. Os conteúdos também podem ser disponibilizados no modo público, para que qualquer pessoa possa ter acesso.
Uma apresentação no Prezi promete ter compatibilidade com imagens (jpg, gif, entre outras) e vídeos do YouTube ou incorporados.
No site oficial está escrito: “apenas uma razão que faz o Prezi mais eficaz: 90% do que seu cérebro sente vem dos olhos”. Para trabalhos compactos, o Prezi é gratuito, mas existem versões pagas que aumentam as possibilidades de produção, o tamanho disponível para armazenamento na nuvem, e permitem editar o trabalho localmente, offline.

Aqui vai mais uma ferramenta muito útil para quem não quer mais se preocupar com pen drive. Aliás, esta é uma ferramenta que pode fazer com que você largue o uso de qualquer aparelho físico de armazenamento, porque permite salvar fotos, vídeos e outros arquivos em uma nuvem de dados digital. O Google Drive, na versão gratuita, oferece 15GB de memória. Além disso, todo seu conteúdo pode ser compartilhado com outros usuários.
A ferramenta é de fácil navegabilidade e conta com produção, diretamente na página do serviço, de documentos de texto, planilhas e apresentações de slides. Além disso, quando um documento de texto é compartilhado, por exemplo, todos os usuários com a sua permissão de acesso podem acompanhar edições do material em tempo real.
O serviço está disponível para sincronização para Windows, Mac, Android, iPhone e iPad. Para ter acesso ao Google Drive você só precisa ter uma conta no Gmail.

É um software de animação baseado na Web que permite fazer apresentações animadas por manipulação de objetos pré-criados, imagens importadas do computador e até música e usuário criado voice-overs. A versão gratuita é limitada a cinco minutos por apresentação, mas é possível fazer quantas apresentações você quiser. Todas elas podem ser compartilhadas e visualizadas on-line através do site PowToon.

Serve para desenvolver criações e apresentações em um espaço aberto. A ferramenta lembra o mecanismo do Pinterest, no qual os usuários podem reunir fotos, mas ela vai bem além disso. No Mural.ly você pode incluir todo o tipo de conteúdos como vídeos, imagens, documentos, links da internet, mapas, arquivos do Dropbox, entre outros, bem ao estilo Prezi ou Glogster, porém muito mais intuitivo. As criações podem ser compartilhadas com outros usuários, através de convites, para produções coletivas. Mural.ly também disponibiliza clip-arts, fundos e desenhos para enriquecer as apresentações. Podemos também inserir um caminho e gerar um filme para quem está assistindo, criando efeitos de zoom que tornam a apresentação bem interessante. As criações podem ser incorporadas, através de código, em outros sites ou compartilhadas em redes sociais.

Ajuda a fazer apresentações de uma maneira bastante simples. No programa, você pode adicionar textos, fotos do computador ou da Internet, vídeos do YouTube, adesivos, dentre outras possibilidades. Emaze promete ser executável em qualquer computador moderno, navegador Web ou dispositivo móvel, além de oferecer uma variedade de modelos, incluindo formatos usando animações em 3D e fundos de vídeo.

Gostou das ferramentas? Agora é hora de abrir uma conta e aproveitar os benefícios dos aplicativos na sala de aula com seus alunos ou colegas. O Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM oferece capacitações de todas essas ferramentas. Para participar, fique ligado nas capacitações do NTE.

Por Juliano Castro – bolsista Jornalismo NTE