Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

UAB institui portal de recursos educacionais abertos com acesso livre

Foi instituído, por meio da Portaria nº 106, de 14 de julho de 2016, o eduCapes, portal de recursos educacionais abertos com acesso livre, público e gratuito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e parceiros. A ferramenta é voltada para alunos e professores da educação básica, superior e da pós-graduação, que busquem materiais para elaboração de cursos ou para aprimoramento de seus conhecimentos. O lançamento está previsto para o mês de setembro, juntamente às atividades comemorativas dos dez anos da UAB.

O novo portal educacional online foi idealizado a partir da expansão do acesso à internet e do uso de novas mídias pelos estudantes, resultado do processo de democratização da informação e cultura, observando ainda a necessidade de publicizar, compartilhar e disseminar os materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre outros.

O eduCapes permitirá acesso a objetos educacionais de seu acervo tais como: laboratórios remotos e virtuais, jogos educacionais, ebooks, videoaulas, animações, dissertações e outros materiais de pesquisa e ensino, que estejam licenciados de maneira aberta ou sob domínio público advindos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de parcerias firmadas com outras instituições ou entidades que possuem material voltados para a educação como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Representação do Governo dos EUA no Brasil, Fundação Lemman, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Khan Academy e o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

Além dos materiais disponibilizados por meio das parcerias destacadas acima, o eduCAPES permitirá o acesso às plataformas de universidades parceiras do Sistema UAB, tal como a já integrada ao Portal, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP),entre outros materiais a serem incluídos como os do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio Cederj).

UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Pelo sistema UAB são ofertados mestrados profissionais em rede nacional no formato semipresencial voltados a professores da educação básica nas áreas de: Matemática (Profmat); Letras (Profletras); Ensino de Física – MNPEF (ProFis); Artes (ProfArtes); e História (ProfHistória). Também são ofertados neste mesmo formato o curso em Administração Pública (ProfiAP) e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua).

(CCS/Capes)

Fonte:http://www.capes.gov.br