Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

NTE recebe visita da DED/Capes

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/UFSM e a Universidade Aberta do Brasil – UAB receberam a visita de seis representantes da DED/Capes. A comitiva realizou uma visita de acompanhamento dos cursos fomentados na UFSM. A equipe cumpriu uma agenda de reuniões com os coordenadores dos cursos EaD ofertados pela instituição, com a equipe do NTE e também com o reitor da Universidade, Paulo Afonso Burmann, acompanhado do vice-reitor, Paulo Bayard, e dos pró-reitores.

Durante os dois dias de estada em Santa Maria, a equipe conheceu a rotina de atividades das equipes do Núcleo, desde os processos administrativos à elaboração de materiais didáticos, suporte de tecnologias e capacitações. O coordenador da UAB/UFSM, professor Reisoli Filho, e o coordenador adjunto e diretor do NTE, professor Paulo Colusso, apresentaram também relatórios com os dados dos cursos ofertados, número de alunos e concluintes pela UFSM na modalidade de educação a distância.

Desde 2005, a instituição já formou 5180 alunos na modalidade EaD. De acordo com a avaliação da CAPES, a UFSM apresenta um baixo índice de evasão, um dado que ratifica a qualidade dos cursos ofertados pela instituição e a projeta nacionalmente para o grupo das universidades públicas de excelência na prática desta modalidade. O número de alunos matriculados, atualmente, é de 1894.

O Coordenador Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância, Luiz Alberto Rocha de Lira, também elogiou a atuação da equipe da UAB/UFSM frente ao trabalho e suporte realizados junto às coordenações de cursos, professores e polos. Para o coordenador da UAB/UFSM, professor Reisoli Filho, a avaliação da Capes é de extrema importância para a consolidação das atividades realizadas, confirmando a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do NTE.

Participaram da visita o Coordenador Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância, Luiz Alberto Rocha de Lira, o Coordenador Geral de Supervisão e Fomento, Aloísio Nonato, a Analista de Coordenação Geral de Fomento, Cristiana Andrade Nepomuceno, a Gerente Acadêmica da Capes na região Sul, Shahuana Antunes Netto, o Auditor, Marcos Mendonça da Silva, e a Procuradora Federal, Sibele Luz Grecco.

Vagas– O Edital 75/2014 previa a abertura de 4095 vagas. Dessas, no primeiro semestre de 2016, a UFSM já ofertou 680, distribuídas em 5 especializações. Para o segundo semestre deste ano, serão 480 novas vagas distribuídas em três cursos de graduação. Já em 2017, esse número sobe para 2755 vagas, incluindo cursos de graduação e pós-graduação.

Postado em 19/08/16