Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Plataforma de vídeos NTE Tube é apresentada em Congresso Internacional de EaD



 

O NTE participou do XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e II Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, na cidade de São João del-Rei, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2016.  O núcleo foi representado por Luiz Guilherme Dall Acua, integrante da Equipe de Tecnologia da Informação do NTE, que apresentou um artigo intitulado “Acessibilidade e responsividade em videoaulas: desenvolvimento de uma plataforma online para exibição de vídeos“. Na apresentação, Guilherme enfatizou o processo de desenvolvimento de uma plataforma de repositório dos vídeos produzidos pela equipe do Núcleo: o NTE Tube.

 O artigo é uma produção conjunta entre a Equipe Multidisciplinar e Equipe de Tecnologia da Informação do NTE e tem o seguinte resumo: 

Resumo – A utilização de tecnologias, dentro e fora da sala de aula, configura-se como uma forma de auxiliar no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, remodelando o conceito de um ambiente de estudo tradicional. Uma das principais mudanças deste conceito diz respeito às videoaulas, que podem ser utilizadas como uma ferramenta para a apresentação e para a complementação de conteúdos, proporcionando, além disso, um alcance muito maior. Estes materiais audiovisuais, em sua maior parte, podem ser encontrados em sites de compartilhamento de vídeos, como o Youtube, ou em repositórios e ambientes virtuais de aprendizagem de instituições de ensino. Este artigo tem como objetivo relatar o processo de desenvolvimento de uma plataforma de repositório dos vídeos produzidos pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria: o NTE Tube. Neste estudo, apresentamos, primeiramente, a pesquisa que fundamentou o projeto e, na sequência, aprofundamos questões relacionadas ao seu desenvolvimento e execução.

 Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-1658

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes