Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Matemática faz sentido? Estudantes gravam videoaulas para mostrar que sim

Há quem diga que estudar matemática é cansativo, pesado, chato e até maçante. Na verdade, tudo depende da forma como a gente aprende. Foi pensando nisso que o professor Sandro das Trevas criou o projeto Matemática Faz Sentido. Alunos do 6° ao 9° ano de nove escolas municipais de Santa Maria tinham um desafio: criar videoaulas para explicar de onde vêm as fórmulas que aprendemos no colégio. A ideia foi mostrar que estudar matemática não é a mesma coisa que decorar fórmulas, mas entender o verdadeiro sentido de cada uma delas.

Ao todo, 15 vídeos foram produzidos no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional – UFSM), que apoiou o projeto. Os roteiros foram feitos pelos alunos, com a ajuda do professor Sandro, e gravados pela equipe de audiovisual do NTE. Para didatizar o conteúdo de uma maneira atrativa, o designer Matheus Tanuri criou animações que esclarecem cada explicação.

O projeto também ganhou destaque na mídia. O Jornal do Almoço, da RBS TV, veio até o NTE para fazer uma reportagem. Assista aqui.

Os vídeos já estão disponíveis no ntetube.nte.ufsm.br. O resultado? Até quem não gostava de matemática passou a ter interesse.