Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NTE participa de Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância na FURG



 

 

Professores, alunos, pesquisadores, autoridades e gestores da área do Ensino a Distância do país estão reunidos no XIV ESUD – Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, que teve início nesta terça-feira (17), na Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O evento tem como tema “Caminhos da autoria e criatividade no EAD” e foi planejado para reunir instituições públicas de ensino superior e promover a discussão e a promoção da Educação a Distância no Brasil, afim de contribuir com o seu desenvolvimento científico e tecnológico. 

 

 

O ESUD é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede) – um consórcio constituído por instituições públicas de ensino superior (Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais). Entre os objetivos do evento, estão o incentivo à pesquisa acadêmica sobre a Educação a Distância, a divulgação dos trabalhos que estão sendo produzidos na área, bem como a troca de experiências entre os pesquisadores e as instituições que ofertam cursos superiores a distância. 

Edital 75/2014 – nesta terça-feira, houve discussões sobre o relatório parcial do Edital 75/2014, apresentado por Silvia Helena Rodrigues – representante da Coordenação de Programas, Cursos e Formação em EAD, da CAPES. Segundo Rodrigues, desde a publicação do Edital, 125.933 pessoas se matricularam nos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), totalizando 66% das vagas previstas. As vagas que ainda não foram preenchidas correspondem a cursos que ainda não foram ofertados ou que não tiveram todas as vagas preenchidas. Quanto às pessoas que conquistaram diploma pela UAB, 83.683 são referentes à formação de professores, o que vai ao encontro dos objetivos que levaram à criação do Edital 75 para resolver um problema do sistema educacional brasileiro: o déficit de professores e professoras com diploma do país.

 

 

   

 

Troca de experiências- A UFSM está representada no evento pelo coordenador da UAB/UFSM, professor Reisoli Filho e pelo Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional, professor Paulo Colusso, além de integrantes das equipes Multidisciplinar e de Tecnologia da Informação. O artigo “Repensando um Ambiente Virtual de Aprendizagem: um relato da reformulação do Moodle da UFSM” produzido pelo NTE será apresentado durante as atividades. 

As atividades programadas para os 4 dias de ESUD envolvem workshops, mesas redondas, palestras, apresentação de artigos e oficinas. O evento termina no dia 20 de outubro. Mais informações podem ser acessadas no site: www.esud2017.furg.br.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-1993

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes