Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Licenciatura em Educação do Campo na FEICOOP – Curso ofertado pela UFSM na modalidade EAD promove oficinas na maior feira de Economia Solidária da América Latina

Turmas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado pela UFSM na modalidade a distância, estão participando da Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP) e Feira Latino Americana de Economia Solidária, em Santa Maria/RS. Tutores, coordenadores de Polos UAB e estudantes de diversos Polos UAB como os de Balneário Pinhal, São Lourenço do Sul, Itaqui, Santana de Livramento contam com um espaço na Feira, apresentando para a comunidade as práticas e os saberes desenvolvidos durante o Curso e proporcionando atividades para a comunidade:

Sábado (13/07)

Seminário: Questão Agrária, luta pela terra, reforma agrária e saúde no Norte do RS. Coordenação: UFSM/UFFS – Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Janete Webler e Alessandra Germani. Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão C – Sala 10. Horário: 10h30min às 11h30min.

– Espaço de Troca de Saberes. Saberes Tradicionais da Educação no Campo. Coordenação: UFSM – Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Valquiria Conti. Local: Escola Estadual Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 3. Horário: 15h às 16h.

Domingo (14/07)

– Economia Popular Solidária. Coordenação: UFSM – Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Valquiria Conti. Local: Parque da Medianeira – Lonão nº 04 – Bem Viver. Horário: – 10h30min às 12h.

Conforme aponta a coordenadora do Curso, Prof. Dra. Liziany Muller, o espaço ocupado na FEICOOP é uma oportunidade de dar visibilidade à existência do Curso e de promover uma atividade de extensão para os estudantes, que encontram na Educação do Campo UFSM/UAB uma oportunidade de desenvolver os três pilares da educação universitária (ensino-pesquisa-extensão).

As atividades integram o Projeto de Extensão “Fomento à Economia Solidária na Região Central do RS”, que objetiva impulsionar práticas de Economia Solidária como estratégia de geração de trabalho, renda, inclusão socioprodutiva, além da produção e consumo conscientes. O Projeto é uma parceria entre a UFSM e a FEICOOP, desenvolvida através do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Pró-Reitoria de Extensão.

O evento, que em 2019 está em sua 26ª edição, se caracteriza como um espaço de debate, trocas de ideias, comercialização dos empreendimentos da economia solidária, da agricultura familiar, das agroindústrias familiares, dos povos indígenas e dos trabalhadores do campo. Conta com  cerca de  70 Comissões com mais de 500 voluntários entre organizações governamentais e não-governamentais, para atender as cerca de 300 mil pessoas que visitam a Feira durante os quatro dias de atividades.