Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Estudantes da EaD da UFSM participam do 3º Compartilhando Saberes

Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado na modalidade EaD pela UFSM, participaram do 3º Compartilhando Saberes. O evento acadêmico promove a divulgação de práticas pedagógicas de professores de Instituições de Ensino Superior e de outras Instituições de Ensino em âmbito local, regional, nacional e internacional, por meio de relatos de experiência. Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) na UFSM, o Compartilhando Saberes integra a JAI – Jornada Acadêmica Integrada, para que seus participantes possam ter mais oportunidades de trocar experiências em relação à educação.

As atividades foram divididas em quatro eixos temáticos:

– Educação Inovadora e Transformadora;
– Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade;
– Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais, e;
– Instituições, Gestão e Compromisso Social.

Dentre os trabalhos apresentados por estudantes da EaD, esteve a pesquisa “Educação do Campo e para o Campo”, da aluna Flávia Hagemann Konrad, estudante da UFSM vinculada ao Polo UAB da Sobradinho/RS. A pesquisa, orientada pela professora Liziany Muller Medeiros, aborda as diferenças existentes entre a educação destinada à população do campo e a educação destinada à população urbana nos municípios da região Centro Serra. Para a estudante, a apresentação do trabalho representou o início da jornada acadêmica, possibilitando o conhecimento de seu próprio potencial: “foi extraordinário compartilhar nossas experiências com colegas de outras áreas das humanas e das exatas. É um evento que só vem somar na nossa caminhada no Curso e na nossa vida, como um todo”, afirma Flávia.

Confira os demais trabalhos apresentados por estudantes da EaD da UFSM:

Polo UAB de Sobradinho/RS:

• O gibi como uma forma de reunir e divulgar os trabalhos acadêmicos da EaD de história em quadrinhos. Autoras: Eduarda Pacheco; Beatriz Lau; Scheila Sicretti;
  • Conhecendo a realidade da Educação do Campo no Vale do Rio Pardo. Autora: Fabiane Rehbein.
  • O aplicativo Whatsapp como ferramenta de comunicação para melhorar a gestão administrativa e pedagógica na EaD. Autoras: Scheila Simone Secretti;  Liziany Muller Medeiros.
  • O resultado positivo do trabalho diversificado de contação de histórias na educação infantil. Autoras: Catiusa Dallanora; Liziany Muller Medeiros; Scheila Simone Secretti; Flavia Cristina Engler.
  • Mãos à Horta. Autoras: Zaida Marisa Rohsmann Somavilla;  Liziany Muller Medeiros; Anice Jaciara dos Santos; Jacinta Aline Etges Mohr.
Polo UAB Balneário Pinhal/RS:

• Educação, pesquisa e tecnologia – fazendo a diferença no espaço escolar. Autoras: Neila Caroline Vieira Machado Cabrera; Janisse Viero; Ani Rose da Silva Rodrigues.

Polo UAB Santana do Livramento/RS:

• Olimpíadas da juventude do campo: Atividades escolares no ambiente rural. Autores: Daniela Damo; José Luiz Severo Vasconcelos.

Polo UAB Novo Hamburgo/RS:

• Educação ambiental e espiritualidade: uma maneira de ser e fazer. Autora: Amanda Gisele Rodrigues.

Polo UAB Agudo/RS:

• Populações rurais e qualidade de vida: estudo de caso sobre o Distrito da Cordilheira, Cachoeira do Sul/RS. Autor: André Giovanni Klinkoski.
  • Valorização do Pertencimento e da Cultura do Campo no Plantio de Milho Crioulo em uma Escola do Campo em Santa Maria/RS. Autoras: Renata Garcia Severo;  Liziany Muller Medeiros; Larissa S. H. Deiques; Michel S. H. Deiques; Cristian B. Costa; Cláudio H. R. Correa; Elhonara D. Ribeiro.
Polo UAB Encantado/RS:
  • Potencialidade do uso das histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes na modalidade EaD. Autores: Cristian B. Costa;  Liziany Muller Medeiros; Juliane Paprosqui M. da Silva; Helena Maria Beling; Maria Cristina Rigão Iop.

Estiveram presentes estudantes dos Polos UAB de Cerro Largo/RS, Santana do Livramento/RS, São Lourenço do Sul/RS, Sobradinho/RS, Novo Hamburgo/RS, Encantado/RS, São Sepé/RS e Balneário Pinhal/RS. Também estiveram presentes as tutoras presenciais de Sobradinho/RS e São Lourenço do Sul/RS, e a coordenadora do Polo UAB de Sobradinho/RS, Scheila Simone Sicretti, que ressaltou a importância da participação das turmas EaD, as quais tiveram a oportunidade de compartilhar seus trabalhos e de exercitar a escrita acadêmica, aprendendo com outros grupos nas apresentações.

Informações sobre os cursos EaD ofertados pela UFSM podem ser acessadas no link: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/cursos-ead/

Fotos disponibilizadas por: Liziany Muller Medeiros