Ir para o conteúdo NTE Ir para o menu NTE Ir para a busca no site NTE Ir para o rodapé NTE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Manuais para os usuários do Moodle UFSM



A Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM criou manuais para os usuários do Moodle UFSM, com explicações sobre como funciona o gerenciamento e o acesso ao Moodle Institucional, a abertura de cursos e disciplinas no Moodle UFSM e os primeiros passos para seu entendimento e administração.

Acesse os materiais disponíveis na página: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/manuais-do-usuario-do-moodle/

Caso precisar de suporte técnico, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle do NTE.


Algumas orientações sobre o BigBlueButton, ferramenta de videoconferência do Moodle:

Sua sessão precisa ser gravada?
Considere gravar somente se for realmente necessário. Atenção ao direito de imagem: vise antes e durante a gravação que a sessão será gravada. Realize pausas durante as gravações. Gravações muito longas geram arquivos extremamente grandes, dificultando o processamento e ocupando muito espaço de armazenamento no servidor. Ademais, a gravação de uma reunião demanda muito mais recursos de internet, o que pode ocasionar mais travamentos para os participantes com conexões de internet mais lentas. 

Quanto tempo leva para a gravação ficar disponível para visualização?
Depende da quantidade de webconferências que foram marcadas para gravação e quantas ainda faltam ser processadas (geração dos arquivos de apresentação, vídeos, áudios). Ultimamente está demorando de 18h a 36h para o vídeo ser disponibilizado, após a finalização da webconferência.

Todos os participantes necessitam estar com seus microfones e câmeras ligados ao mesmo tempo?
Se não é necessário, desative momentaneamente o microfone e/ou câmara durante a sessão. Essa questão não se refere tanto ao funcionamento técnico do BBB em si, mas faz parte de um conjunto de boas práticas que podem ser adotadas em reuniões virtuais que podem facilitar o seu uso e dinamizar a sessão.


Publicações Recentes