Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE

Ambiente Virtual Institucional MOODLE – UFSM

Em tempos de atividades remotas, como alternativa de ligação de servidores, professores e alunos da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) destaca dados do ambiente virtual institucional MOODLE, bimestre 2020, em curso.

A utilização do MOODLE, neste período de distanciamento social por conta da Covid-19, tem servido não só com o objetivo da aprendizagem, mas também como ferramenta de trabalho e de relacionamento social. Houve acréscimos de 156% do fluxo de usuários a utilizar as tecnologias educacionais nas disciplinas; a duração média de uso aumentou de 5 minutos para 10 minutos; e a média de usuários no mesmo momento aumentou de 100 para até 700 usuários.

Nos somatórios gerais de quantidades de disciplinas por curso, quantidade de recursos e atividades, postagens e visualizações, tivemos alguns destaques, a seguir descritos.

Ao todo, são 4709 disciplinas que utilizam o MOODLE na UFSM, destacando-se o Colégio Politécnico com o maior número destas em seus cursos. O curso de Medicina destaca-se devido à participação ativa de seus professores, com o maior número de atividades, e de seus alunos, com o maior número de acessos. Seguem o curso de Agronomia; as Engenharias Mecânica, Química, Elétrica; Odontologia; Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Estes são os cursos que apresentam maior participação, na soma total de todos os outros 224 cursos. A análise efetuada representa o somatório de 84.299 recursos e atividades, 209.359 postagens e 353.343 visualizações, no período observado – o primeiro bimestre de 2020.

A webconferência embutida como ferramenta do MOODLE tem servido não só para as aulas online, mas também para trabalho das unidades e suporte em atendimento às dificuldades encontradas pelos docentes.

Por fim, nota-se o esforço e a preocupação que servidores, professores e alunos têm tido, para poder desenvolver suas atividades e estudar, de maneira responsável e com qualidade, considerando os meios que o momento oferece.

Prof.Paulo Roberto Colusso

Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE – UFSM