Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comunicado sobre o uso do BigBlueButton (BBB) do Moodle da UFSM



Uso racional da ferramenta de webconferência pode auxiliar no desempenho de sua sessão virtual

Após a suspensão das aulas e atividades presenciais, devido à pandemia do Covid-19, atingimos o número expressivo de 6.500 usuários ativos no BigBlueButton em abril,  o que representa um aumento significativo da demanda pelo serviço de webconferência do Moodle.

Além disso, se antes da pandemia parte dos usuários utilizava esporadicamente o BigBlueButton, com a suspensão das atividades presenciais na UFSM, a frequência com que esses usuários acessam a ferramenta passou a ser praticamente diária. 

Em Abril tivemos 2.300 webconferências e destas, 1.140 foram gravadas.

Nos últimos dias de abril, o serviço contabilizou mais de 200 sessões de webconferências realizadas por dia.Também tem sido crescente o número de gravações das sessões e o tamanho dos arquivos dessas gravações, o que têm ocasionado um atraso no processamento e na disponibilização do material gravado. Antes da pandemia, esse processo finalizava em menos de 24h, mas atualmente está levando em torno de 2 a 7 dias.

O que tem sido feito?
Para atender esta demanda que cresce de forma exponencial, o NTE da UFSM está trabalhando em algumas melhorias. Entre elas, está a reestruturação de servidores e espaço de armazenamento dessas gravações. 

Como você pode contribuir para uma melhor experiência pra todos os usuários?
Independente dessas iniciativas, o uso racional dos recursos do BBB por cada participante é fundamental para seu melhor desempenho. Assim, elaboramos alguns itens para você se questionar sobre a necessidade de utilizar os recursos disponíveis no BBB, tais como:

Sua sessão precisa ser gravada?
Considere gravar somente se for realmente necessário. Realize pausas durante as gravações de 15 em 15 minutos. Gravações muito longas geram arquivos extremamente grandes, dificultando o processamento e ocupando muito espaço de armazenamento no servidor. Ademais, a gravação de uma reunião demanda muito mais recursos de internet, o que pode ocasionar mais travamentos para os participantes com conexões de internet mais lentas. 

Quanto tempo leva para a gravação ficar disponível para visualização?
Depende da quantidade de webconferências que foram marcadas para gravação e quantas ainda faltam ser processadas (geração dos arquivos de apresentação, vídeos, áudios). Nos últimos dias está demorando de 2 a 7 dias para o vídeo ser disponibilizado após a realização da webconferência.

Todos os participantes necessitam estar com seus microfones e câmeras ligados ao mesmo tempo?
Se não é necessário, desative momentaneamente o microfone e/ou câmara durante a sessão. Essa questão não se refere tanto ao funcionamento técnico do BBB em si, mas faz parte de um conjunto de boas práticas que podem ser adotadas em reuniões virtuais que podem facilitar o seu uso e dinamizar a sessão.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-5298

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes