Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

BigBlueButton – Moodle – problemas de capacidade



O BigBlueButton (BBB) é o sistema de webconferências utilizado nos Ambientes Virtuais Moodle da UFSM.

Apesar de ser um sistema independente, ele é muito integrado ao Moodle, permitindo que participantes de um curso/turma do Moodle possam fazer encontros on-lines com apresentação, quadro branco, chat, voz, câmera e compartilhamento de tela.

No primeiro semestre de 2020, a média de conferências diárias feitas no BBB foi de cerca de 140 conferências e o número de usuários conectados foi inferior a 2.000 usuários/dia, conforme gráfico abaixo:

No início do segundo semestre de 2020, que iniciou no dia 20/10, a quantidade de conferências e o número de usuários diários duplicou, sendo que no dia 26 de outubro ocorreram mais de 1.000 conferências.

Esta demanda por videoconferências infelizmente não está sendo suportada adequadamente, nos horários de pico, ocorrendo degradação da qualidade do áudio, imagem, lentidão no chat e no pior caso, queda da conexão.

No início de Setembro, a Reitoria da UFSM, destinou recursos para o melhoramento das TICs para o Ensino Remoto, e foi disparado processo administrativo para a aquisição de mais recursos computacionais que serão aplicados na aquisição de computadores servidores de alto desempenho para aumentar a capacidade e qualidade das conferências do BBB.  

Enquanto isso, as equipes técnicas da UFSM estão fazendo pequenas melhorias na performance do BBB através de mudanças na infraestrutura atual e configurações.

Nas próximas semanas, ou enquanto persistir os problemas de capacidade computacional do BBB, recomendamos:

  1. O uso do Moodle para atividades assíncronas, visto que não houve nenhum problema de desempenho ou problema no Ambiente Moodle, neste segundo semestre de 2020.
  2. O uso de outros sistemas de webconferência, como o Google Meet, para os encontros síncronos.
Além disso, acrescentamos da tela de entrada na sessão de webconferência do BBB, um indicador de estado atual de utilização da capacidade da máquina servidora do BBB:
 

          Indicador do BBB

As cores tem o seguinte significado:

  • VERDE = 1% a 50% de ocupação
  • AMARELO = 51% a 80% 
  • VERMELHO = 81% a 95%
  • PRETO = 96% a 100%

Quando o estado atual é vermelho, existe grande probabilidade de falhas nas imagens, áudio, compartilhamento de tela e apresentação. 

Quando está preto, as conexões podem cair e os participantes perderem acesso ao BBB.

 

 

Equipe de Tecnologia da Informação
Suporte Moodle – NTE – UFSM

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-5389

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes