Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LIVES Descubra UFSM em REDE: conheça os cursos EaD, ações, conteúdos e projetos desenvolvidos pelo NTE



Na edição de 2020 do Descubra UFSM em REDE, o Núcleo de Tecnologia Educacional promoveu quatro lives para apresentar os cursos EaD da instituição, além de ações, conteúdos e projetos desenvolvidos pelo NTE para utilização didático-pedagógica.

Projeto leva conteúdo para estudantes prejudicados pela pandemia

No primeiro encontro virtual, no dia 14 de dezembro, a comunidade pode conhecer o projeto Rede Básica: UFSM em REDE com a Educação Básica, um programa de apoio à Educação Básica em modo remoto, no qual o NTE tem atuado neste ano.

O objetivo principal do projeto é levar aos estudantes recursos através da produção de programas educativos, que serão veiculados pelos canais da TV Câmara e TV Campus e emissoras de rádio de Santa Maria e região.

O projeto concentra os principais conteúdos das diferentes áreas/campos do conhecimento, nos diferentes níveis da Educação Básica, em interlocução com os(as) professores(as) das redes de ensino público de municípios do estado do RS. Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio também são contemplados com materiais, contando, inclusive, com uma “categoria Enem”, na qual serão abordados temas relacionados ao Exame.

A live foi mediada pela coordenadora do projeto, professora Regina Ehlers Bathelt, e contou com a participação de autoridades como o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann; o vice-reitor, Luciano Schuch; a Secretária Municipal de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga; a diretora do Centro de Educação da UFSM (CE), Ane Carine Meurer; além de representantes do Governo do Estado; da Secretaria Estadual de Educação (SEE); da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Para acompanhar a live, clique aqui.

Para saber mais sobre o projeto Rede Básica: UFSM em REDE com a Educação Básica, um programa de apoio à Educação Básica em modo remoto, clique aqui.

NTE atua em parceria com a Universidade Aberta do Brasil

Na segunda live promovida pelo NTE no dia 14 de dezembro, os internautas puderam conhecer as ações e o funcionamento do Núcleo apresentadas pelo diretor e professor Paulo Roberto Colusso. A professora Vanessa Ribas Fialho, Coordenadora Geral da UAB/UFSM, também explicou como funciona a oferta de cursos EAD pela UFSM.

O NTE é o órgão responsável pela implementação de cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade a distância na UFSM, um trabalho desenvolvido em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, o Núcleo também atua em projetos de educação mediados por tecnologias educacionais e fomenta a incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação aos projetos pedagógicos da UFSM. Para conhecer alguns desses trabalhos, acesse nossa plataforma de vídeos: https://ntetube.nte.ufsm.br/ ou o Repositório de Materiais Didáticos:  https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/criacao-de-material-didatico.

Se você já é estudante ou se deseja futuramente inscrever-se em um curso a distância, acesse aqui para acompanhar as dúvidas mais comuns relacionadas aos cursos EaD ofertados pela UFSM, do processo seletivo, às formas de ingresso, ao ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Moodle), ao formato das aulas e frequência de atividades presenciais no polo, etc.

Durante a live também houve uma conversa a respeito dos cursos EaD e da formação de professores a distância, com a presença das professoras Amanda da Silva Oliveira, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas, Andrea Reginatto, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas e Aline Ferrão Custódio Passini, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Indígena.

 Para acessar a live, clique aqui.

 Bate-papo com egressos UAB/UFSM: experiências na formação

A terceira live promovida pelo NTE aconteceu no dia 15 de dezembro e contou com a participação de André Firpo Beviláqua e Maria Carolina Conci – estudantes do curso de Letras Português; André Giovanni Klinkoski e Nalini Maiquieli Castilhos – estudantes do curso de Lic. em Educação do Campo; Rodrigo Luis da Silva –  egresso do curso de Letras Espanhol; e das calouras Graziela Machado Flores (Letras Espanhol), Monique Rübenich Nascimento (Lic. em Física) e Edicleia de Arruda Zanini (Lic. Letras Português).

Os estudantes e egressos de cursos da modalidade a distância da UFSM/UAB, compartilharam suas expectativas, experiências, dificuldades, conquistas e histórias relacionadas à EaD. A mediação do encontro foi realizada pela jornalista Anaqueli Rubin, professora conteudista do NTE e uma das idealizadoras da série de  minidocumentários “Da distância à mudança”, que objetivou registrar as histórias inspiradoras de pessoas que fizeram graduação a distância pela UFSM/UAB, em diferentes cursos e polos. Todos os vídeos da série estão disponíveis no repositório de vídeos do NTE e podem ser acessados aqui.

 Para acessar a live, clique aqui

Diferentes modalidades de ensino em debate

Para encerrar a série de lives do NTE no Descubra UFSM em REDE, no dia 17 de dezembro, as professoras Amanda da Silva Oliveira – coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas UFSM/UAB, Andrea Reginatto – coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas, e Vanessa Ribas Fialho – coordenadora geral da UAB na UFSM realizaram um bate-papo sobre as especificidades e as diferenças entre as modalidades de ensino: Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido e Ensino Presencial.

As participantes apresentaram características, conceitos, formas de atuar, tecnologia e estrutura envolvida, desafios, adaptações e particularidades dessas modalidades para desconstruir estereótipos e esclarecer a importância de cada uma delas no processo de ensino. 

 Acesse aqui.

Fonte: Assessoria de comunicação NTE

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes