Ir para o conteúdo CTE Ir para o menu CTE Ir para a busca no site CTE Ir para o rodapé CTE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Letras Português EaD lança e-book Estágio: tecendo reflexões sobre a prática de ensino de Língua Portuguesa



No último sábado, dia 24 de abril, teve início a programação dos Webinários EaD: Múltiplos Olhares em Formação, evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE), e pela Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSM.

Nesse primeiro encontro foram apresentados relatos de experiências de estágios remotos de alunos/as e egressos/as dos cursos a distância da Universidade Federal de Santa Maria. Mediada pelo professor Cristiano Egger Veçossi, do Curso de Letras UFSM, a transmissão contou com a presença dos convidados Amanda Rigotti da Rosa, Ana Paula Teixeira Porto e  Fábio Leandro Stern.

O evento ainda realizou uma live de lançamento do e-book Estágio: tecendo reflexões sobre a prática de ensino de Língua Portuguesa, organizado pelos professores Cristiano Egger Veçossi, Glenda Lima, Joceli Cargnelutti e Juliana Prestes de Oliveira, e diagramado pela ex-bolsista Verônica Lorenset Padoin.

Em sua fala, os organizadores relatam que a escolha do título da obra “parte da compreensão de que o estágio se constrói a partir do refletir, do interagir com diferentes espaços e agentes da Educação Básica, numa teia em que se entrelaçam saberes sobre o ensino e a aprendizagem. Como parte desta rede dialógica, em que cada enunciado é capaz de mobilizar novas atitudes responsivas, a presente publicação é, também, uma resposta da academia à necessidade cada vez mais premente de diálogo com a Escola Básica.”

A obra contribui especialmente para professores já formados ou em formação, oferecendo reflexões sustentadas não apenas em sólidos referenciais teóricos como também em práticas autênticas de trabalho com a linguagem na Educação Básica. O material reúne, então, as experiências de estudantes a partir das práticas de estágio oportunizadas ao longo do curso, tendo como objetivo compartilhar os saberes produzidos pelos/as estagiários/as.

A obra pode ser acessada na íntegra em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20653

O Webinário ainda terá dois dias de palestras: 08 e 15 de maio de 2021. Elas serão transmitidas ao vivo pelo Canal do YouTube Eventos CTE UFSM.

As inscrições encerram no dia 15/05/2021 e podem ser realizadas pelo Sistema de Eventos da Coordenadoria de Tecnologia Educacional.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento: https://evento.nte.ufsm.br/web-ead/home.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-358-5564

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes