Ir para o conteúdo Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o menu Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para a busca no site Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o rodapé Orquestra Sinfônica de Santa Maria
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

Quem Somos?

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria é um órgão suplementar da Universidade Federal de Santa Maria desde a sua fundação em sete de abril de 1966.

 É, ao mesmo tempo, um grupo artístico-musical com a finalidade de difusão da música orquestral e laboratório de música cuja finalidade é a formação do músico através da prática de orquestra. Atende atualmente as disciplinas de Orquestra Sinfônica (de I a IV) e DCG Orquestra Universitária (de I a IV) integradas com as disciplinas de Estudos de Orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, trompete, trompa, trombone e percussão) nos cursos de Graduação em Música da UFSM.

Além da estrutura física e de pessoal, oferecida pela UFSM, a Orquestra é mantida através de bolsas fornecidas pela UFSM e colaboradores da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria (desde sua fundação, em 1988). Esses apoios e investimentos são essenciais para sua manutenção e desenvolvimento.

A Orquestra, há 50 anos, vem desenvolvendo um trabalho qualificado de aulas, ensaios, oficinas e apresentações públicas, contextualizado em ações integradoras, contemplando o ensino, pesquisa e extensão universitária. Além de desenvolver e divulgar a cultura artístico musical na/da UFSM e Santa Maria e região. Procura permanentemente o aperfeiçoamento da música orquestral sinfônica e sua difusão, oportunizando ao aluno de música uma singular experiência, focalizada na realidade profissional, preparando músicos que, posteriormente, vão fazer parte de importantes orquestras ou ser professores de música em escolas, institutos e universidades – uma ação de inclusão profissional. A Sinfônica de Santa Maria vem sempre participando dos grandes eventos da UFSM e da cidade, bem como também presente na região. Representa a UFSM e a Associação Cultural em eventos, festividades natalinas, concertos populares e didáticos, concertos de gala, festivais, encontros, congressos e seminários, inclusive promovendo espetáculos por meio de projetos e atendendo, a medida do possível, a convites advindos da sociedade de Santa Maria e região. A orquestra tem se apresentado em uma média de 20 eventos por ano. Assim, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, além de contribuir para a formação de músicos, tem levado a música sinfônica à comunidade, sendo assim referência na cidade e região.

 

Objetivos

  • Promover a cultura através da música;
  • Buscar excelência artística para formação profissional dos músicos;
  • Formar novos públicos através de ações e projetos culturais de interação social;