Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MPB Especial destaca Chiquinha Gonzaga



MPB EspecialNesta quinta, 18/10, o programa MPB Especial destaca a vida e a obra de Chiquinha Gonzaga.

Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu a 17/10/1847, na cidade do Rio de Janeiro, e morreu a 28/02/1935, igualmente na capital fluminense. Compositora, instrumentista e regente, é considerada a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões maiores da luta pelas liberdades no país, promotora da nacionalização musical, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes, e fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais. Chiquinha Gonzaga estudou piano com professor particular e aos 11 anos compôs sua primeira música, uma cantiga de Natal intitulada Canção dos Pastores.

Wandrei Braga, uma grande fã da obra de Chiquinha, mantém um site exclusivo sobre a artista, no endereço www.chiquinhagonzaga.com.

O MPB Especial vai ao ar toda quinta, às 22h00, com produção, pesquisa, seleção musical e apresentação de Candido Otto da Luz. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no blog via web.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-411-432

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes