Ir para o conteúdo Rádios Ir para o menu Rádios Ir para a busca no site Rádios Ir para o rodapé Rádios
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MPB Especial destaca João Gilberto



MPB EspecialNesta quinta, 21/02, o programa MPB Especial destaca a vida e a obra de João Gilberto.

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu a 10/06/1931, em Juazeiro/BA. Tido como o criador da bossa nova, é considerado um gênio e uma lenda viva da música popular brasileira.

Em julho de 1958, Elizeth Cardoso lança o álbum Canção do Amor Demais, contendo músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O disco, entretanto, entraria na história da MPB por outro motivo: João Gilberto acompanhava Elizeth ao violão nas faixas Chega de Saudade e Outra Vez, sendo essas as primeiras gravações da chamada "batida da bossa nova".

No mês seguinte, João lança um disco de 78 RPM contendo Chega de Saudade e Bim Bom, gravado na Odeon, com apoio de Tom Jobim, Dorival Caymmi e Aloysio de Oliveira. Este disco inaugura o gênero bossa nova, tornando-se um sucesso comercial. Sua gravação teve arranjos de Tom Jobim e participação de orquestra, de Milton Banana, entre outros artistas. João inovou ao pedir dois microfones para gravar: um para a voz e outro para o violão.

O MPB Especial vai ao ar pela Rádio Universidade toda quinta, às 22h00, com produção, pesquisa, seleção musical e apresentação de Candido Otto da Luz. O programa pode ser ouvido pelos 800 AM e aqui no blog via web.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-411-542

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes